Challengers: Riot Games anuncia novidades para 2024

Nesta sexta-feira (20), a Riot Games anunciou mudanças para o calendário de 2024 do Valorant Challengers Brasil (VCB) — e em outros locais do mundo. A principal novidade é que no próximo ano as competições do Challengers acontecerão durante todo o calendário. De acordo com a publicação, o objetivo é “garantir um ritmo constante dentro da estrutura tier 2”.

Dessa forma, o cronograma terá duas etapas distintas a partir de janeiro, onde irá também classificar equipes para o torneio Ascension em setembro. No início do Challengers, a maioria das ligas realizarão Classificatórias Abertas, enquanto equipes conhecidas de 2023 retornarão. Cada etapa irá progredir até uma eliminatória e celebrar as melhores equipes da temporada.

Evento de promoção e rebaixamento fará estreia em 2024

Em 2024, o Challengers apresentará o o primeiro evento de promoção e rebaixamento entre as equipes do CL e do Premier, no fim da Etapa 1. De maneira geral, equipes do Premier disputarão pela chance de competir contra as equipes do CL e ganhar uma vaga na Etapa 2 da Temporada CL.

Além disso, uma alteração de datas será feita. Logo após os torneios Ascension de 2024, em setembro, a temporada Challengers 2025 começará no mês seguinte, em outubro.

Segundo a empresa norte-americana, adiantar a data de início vai “ajudar a minimizar lacunas no calendário”, além de proporcionar aos vencedores do Ascension “tempo suficiente para se prepararem para o início da competição da liga internacional”.

Confira mais alterações feitas pela Riot Games no Challengers

Além das mudanças principais realizadas no calendário, a Riot Games anunciou mudanças que afetam diretamente os jogadores. Empréstimos de jogadores e jogadores bilaterais são medidas anunciadas.

Com isso, em 2024, as equipes de ligas internacionais poderão emprestar jogadores do elenco para equipes fora dessas ligas, como Challengers ou Game Changers. Esses jogadores não poderão competir pela equipe original até que o empréstimo expire, algo que não ocorre com jogadores bilaterais.

Os jogadores bilaterais são uma forma encontrada para que jogadores tenham uma valiosa experiência competitiva e não fiquem presos ao banco. 

“[..] Jogadores substitutos do elenco internacional não tiveram tempo no jogo e perderam a chance de adquirir experiência relevante dentro da competição. Com a chegada dos jogadores bilaterais, jogadores que não tiveram muito tempo de jogo no elenco inicial de uma equipe de liga internacional poderão jogar no elenco da equipe de parceria afiliada”, explica a Riot.

Para mais notícias e dicas, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Epic Games