CEO do Roblox faz alerta para pais sobre segurança dos filhos no jogo

Roblox, uma plataforma amplamente utilizada por jovens e crianças para jogos e experiências sociais, tem enfrentado críticas relacionadas à segurança de seus usuários. A preocupação principal gira em torno da proteção contra interações inadequadas, especialmente envolvendo menores de idade. O CEO da empresa, Dave Baszucki, reconhece os desafios e destaca a importância do papel dos pais na supervisão do uso da plataforma por seus filhos.

Em uma entrevista recente à BBC News, Baszucki enfatizou que, embora a empresa esteja implementando medidas para mitigar comportamentos prejudiciais, os pais devem decidir se a plataforma é adequada para seus filhos.

“Minha primeira mensagem seria: se você não se sente confortável, não deixe seus filhos usarem a Roblox. Isso pode parecer um pouco contraditório, mas sempre confiei que os pais devem tomar suas próprias decisões. Ao mesmo tempo, há literalmente dezenas e dezenas de milhões de pessoas tendo experiências incríveis na nossa plataforma. Recebo ligações de muitos pais dizendo: “Meu filho estava passando por um momento difícil, se sentia desconectado, mas encontrou conexão na plataforma. E, graças a isso, ele está aqui hoje—talvez não estivesse, se não tivesse encontrado esse apoio naquele momento.” Então, é realmente um equilíbrio incrível que reforça nossa responsabilidade com a segurança e civilidade”, disse o CEO.

Na mesma entrevista, ele também menciona a responsabilidade da empresa com relação a segurança:

“É uma grande responsabilidade. Estamos otimistas de que estamos cada vez melhores com nossos sistemas de IA para voz, porque acreditamos que temos um dos melhores modelos de civilidade para voz existentes, senão o melhor, já são 20.000 pessoas usando. Na empresa, adotamos a postura de que qualquer incidente negativo, mesmo que isolado, é muito. Mas, ao mesmo tempo, há tantos benefícios em nossa plataforma. São dezenas e dezenas de milhões de pessoas usando nossa plataforma todos os dias, se conectando e aprendendo sobre civilidade”, complementou.

Ele também falou sobre o rigor da abordagem da Roblox em comparação a outras plataformas:

“Em quase todas as plataformas do mundo atualmente, existe a crença de que, se você tem 13 anos ou mais, pode fazer o que quiser, se conectar com as pessoas, conversar com elas e trocar mensagens livremente. Nós somos um pouco diferentes, pois cada trecho de texto em nossa plataforma passa por um filtro. Analisamos toda essa comunicação, monitoramos o bullying, o assédio e filtramos informações pessoais identificáveis (PII), então não é exatamente a mesma comunicação. E, nos bastidores, a análise do que está ocorrendo vai até o ponto de, se necessário, entrar em contato com as autoridades”, finalizou.

Qual é o público alvo do Roblox?

Roblox atrai uma audiência predominantemente jovem. Dados de 2023 indicam que 21% dos usuários têm 9 anos ou menos, enquanto outros 21% estão na faixa etária de 9 a 12 anos. Além disso, 16% dos usuários têm entre 13 e 16 anos. Isso significa que uma grande parte dos usuários da plataforma são menores de idade, o que aumenta a responsabilidade da empresa em garantir um ambiente seguro.

Relatos indicam que moderadores da plataforma enfrentam dificuldades para lidar com conteúdos inadequados. Em resposta, Roblox implementou restrições para certas experiências, limitando o acesso de menores de 13 anos. No entanto, a eficácia dessas medidas ainda é questionada por especialistas e pais.

Para melhorar a segurança, Roblox introduziu várias mudanças em suas políticas de proteção. Essas mudanças incluem dar aos pais maior controle sobre as atividades e o tempo de uso de seus filhos na plataforma. No entanto, críticos apontam que essas medidas ainda são insuficientes, pois existem maneiras de contornar as restrições e iniciar conversas sobre conteúdos adultos.