Capcom quer evitar uso de mods em seus jogos antigos

A desenvolvedora japonesa Capcom parece estar impulsionando sua política contra o uso dos chamados “mods” em seus jogos. Após comparar os modificadores com “pirataria” em uma atualização recente do desenvolvedor RE Engine, usuários relatam a inserção de bloqueadores em títulos antigos da companhia.

Lançado em janeiro de 2012, o game Resident Evil Revelations foi um dos títulos que recebeu diversas atualizações recentes. De acordo com os usuários, um dos recursos presentes é o “The Enigma Protector“, um famoso DRM antiadulteração, que de acordo com sua descrição, bloqueia, dentre outras coisas, a modificação.

Usuários relatam mal funcionamento do game após DRM

Embora a DRM tenha como um de seus objetivos a não permissão do uso de modificadores, usuários dos fóruns do Steam relatam problemas de mal funcionamento, comumente associados ao software. De acordo com os relatos, foram registrados problemas de desempenho, bloqueio do sistema Cheat Engine e até mesmo a não abertura do jogo nos dispositivos.

Além da inserção da DRM, outra ação notada contra a presença de “mods” foi a queda de vídeos de games que fazem uso do recurso. Conteúdos de “speedruns” da saga Monster Hunter são alguns dos exemplos.

Uso de mods faz personagem aparecer nua em torneio

Dentre um dos episódios recentes em que o uso de “mods” se tornou pauta, está a presença da icônica Chun-Li nua em meio a uma luta. Em agosto de 2023, durante um torneio de Street Fighter 6 organizado pelo canal Corner2Corner e transmitido na Twitch, a personagem apareceu sem qualquer traje.

A presença da lutadora sem vestimentas ocorreu devido à ativação de um modelo 3D modificado no dispositivo de um dos participantes. Na ocasião, a partida foi interrompida, e os clipes foram posteriormente retirados do ar.

Imagem: Reprodução/Capcom