Atriz processa Disney após ser demitida de série
Intérprete de Cara Dune em The Mandalorian, a atriz Gina Carano está processando a Disney e a LucasFilm. Demitida do elenco da série em fevereiro de 2021, ela apresentou uma queixa no Tribunal Federal da Califórnia nesta terça-feira (06).
Conforme reporta o The Hollywood Reporter, a atriz alega que foi demitida por expressar opiniões de direita nas redes sociais. Além disso, Carano busca uma ordem judicial que força a produtora a reintegrá-la.
Veja detalhes do processo contra a Disney
De acordo com a denúncia a Disney e a Lucasfilm “perseguiram e difamaram Carano por se recusar a conformar-se com seus pontos de vista sobre questões relacionadas ao movimento Black Lives Matter, pronomes preferidos e alegações refutadas de interferência eleitoral”.
Por meio do X, a própria atriz postou um longo comunicado acerca da situação no qual alega em trecho que suas “palavras foram consistentemente distorcidas para me demonizar e desumanizar como um extremista de direita alternativa”.
Elon Musk apoia processo; saiba mais
No processo contra a gigante do entretenimento, Gina Carano possui apoio de Elon Musk. Dono do X — antigo Twitter —, o executivo tem como uma de suas causas apoiar pessoas que alegam terem sido discriminadas por atividade na plataforma.
“Como sinal do compromisso da X Corp com a liberdade de expressão, temos orgulho de fornecer apoio financeiro ao processo de Gina Carano, capacitando-a a buscar a reivindicação de seus direitos de liberdade de expressão no X e a capacidade de trabalhar sem intimidação, assédio ou discriminação”, escreveu a companhia em comunicado na terça (06).
Acerca do apoio que recebeu da empresa comandado por Musk, a atriz se disse honrada de ter seu caso selecionado para ser apoiado “pela empresa que tem sido um dos últimos vislumbres de esperança para a liberdade de expressão no mundo”.
Carano não participou da mais recente temporada de The Mandalorian. Além disso, a atriz estrelaria um spin-off do universo Star Wars: Rangers of the New Republic, atualmente cancelado.
Imagem: Reprodução/ Disney+