Arábia Saudita fará investimento bilionário em indústria de games
Foi divulgado que o governo da Arábia Saudita está planejando realizar um investimento de mais de US$ 38 bilhões no setor de games para se tornar o próximo polo industrial do mercado.
O investimento é uma estratégia do governo local para mudar a visão do país de ultraconservador e gerar uma nova fonte primária de renda econômica para além da extração de petróleo e outros combustíveis fósseis.
Arábia Saudita no mundo dos games
De acordo com o portal de notícias Bloomberg, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita realizará um investimento bilionário no setor de jogos eletrônicos.
A Savvy Gaming Group quer começar a desenvolver, distribuir e adquirir jogos com produção local em Riad, capital do país, e criar uma área destinada a essa indústria.
A decisão da empresa é ousada, considerando que grandes nomes da indústria como a Electronic Arts estão realizando demissões em massa. Entretanto, a Savvy já é acionista de multinacionais do ramo, incluindo a Nintendo, sendo atualmente o maior acionista externo da empresa.
Cerca de 58% da população da Arábia Saudita joga
Segundo analistas da Niko Partners, cerca de 58% da população da Arábia Saudita se consideram jogadores. Esse é um dado que estimulou a decisão do governo de investir na indústria. O país quer começar a adquirir empresas e tornar a capital Riad a sede de desenvolvimento delas.
O Savvy Games Studios já está planejando desenvolver primeiro um jogo para celular e depois um jogo para console. Uma de suas empresas adquiridas conta com 45 funcionários, incluindo mulheres e pessoas LGTBQ. Isso foi visto como uma tentativa de limpeza de imagem do país, que possui diversas violações dos direitos humanos.
A Arábia Saudita é um dos países mais ricos do mundo e conta com tecnologias próprias desenvolvidas no território nacional, o que poderia trazer muitas inovações para os jogos de videogame.
O que você acha dessa possibilidade? Confira o Portal do Gamer para mais notícias sobre jogos.
Imagem: Reprodução / KAYAK