Aplicativo do Google que acaba com a bateria do seu Android

Apesar do Android ter naturalmente uma bateria mais duradoura do que os dispositivos iOS, por exemplo, ainda existem alguns aplicativos que podem acabar roubando sua bateria durante o uso.

Confira agora qual o aplicativo do Google que acaba com a bateria do seu Android e como você pode solucionar esse problema rapidamente.

Google Maps: aplicativo gasta bateria de Android mesmo fechado

O Google Maps é o aplicativo de mapas do Google e um dos apps que mais gasta bateria do seu celular Android. Isso acontece por diversos fatores, mas o principal deles é o uso do GPS.

Quando está em uso é compreensível o gasto de bateria considerável do aplicativo, visto que é necessário manter a tela ativa, atualizar os trajetos e receber a localização em tempo real do GPS.

Porém muitos não sabem que uma função do app pode estar ativada, fazendo com que ele gaste sua bateria mesmo estando fechado.

Para solucionar esse problema é bastante simples e basta seguir os passos abaixo:

  • Abra as “Configurações” do celular;
  • Acesse a seção “Localização”;
  • Procure a opção “Permissões do App;
  • Localize o Google Maps;
  • Selecione a opção “Permitir apenas durante o uso do aplicativo”.

Dessa forma o serviço de GPS, um dos que mais gastam a bateria do seu Android, só será ativado ao utilizar o aplicativo. 

Além disso, o aplicativo permite que você baixe as rotas que vai usar antes de iniciar o trajeto, podendo ser acessados sem internet e economizando ainda mais bateria.

Aplicativos alternativos

Todos os aplicativos que utilizam localização gastam por natureza mais bateria que as redes sociais, por exemplo, mas alguns deles são mais otimizados que o Google Maps.

O principal concorrente do aplicativo do Google é o Waze, que funciona de forma bem semelhante e possui atualizações de usuários, mas seu consumo de bateria também pode ser maior do que o normal. 

O ideal para economizar sua bateria ao máximo é sempre manter ativada a opção “Permitir apenas durante o uso do aplicativo” quando se refere ao uso do GPS.
Para mais novidades confira o Portal do Gamer.

Imagem: Lisa Fotios / Pexels