Amazon surpreendeu e anunciou encerramento de New World

A Amazon anunciou oficialmente o encerramento do desenvolvimento de novos conteúdos para o MMORPG New World: Aeternum após o lançamento da Temporada 10 e da atualização Nighthaven, que serão as últimas grandes adições ao jogo. A decisão foi comunicada pela equipe de desenvolvimento, destacando que não é mais sustentável manter o suporte com atualizações constantes.

Apesar disso, a Amazon planeja manter os servidores ativos durante todo o ano de 2026, permitindo que tanto jogadores antigos quanto novos possam continuar explorando o mundo de Aeternum. Além disso, os DLCs Nighthaven e Rise of the Angry Earth foram disponibilizados gratuitamente para todos os proprietários do jogo base como uma forma de agradecimento à comunidade que apoiou o jogo ao longo dos anos.

As funcionalidades atuais do jogo permanecerão intactas pelo menos por enquanto; isso inclui a possibilidade de compra e uso da moeda virtual no game, o download do jogo, e sua integração com o serviço PlayStation Plus Extra & Deluxe. A empresa também ressaltou que irá fornecer ao menos seis meses de aviso prévio aos jogadores antes de implementar qualquer alteração que possa afetar a jogabilidade ou acesso.

Amazon demitiu 14 mil funcionários recentemente

O encerramento do suporte ao New World é um reflexo das recentes demissões em massa que afetaram 14 mil funcionários na Amazon, especialmente na divisão dedicada a jogos, e uma mudança estratégica da companhia para se afastar do desenvolvimento de grandes MMORPGs. Outro projeto impactado pode ser o MMO baseado na franquia Senhor dos Anéis, que também poderá sofrer atualizações severas ou até cancelamento.

A Amazon afirmou que outros projetos, como o próximo título da franquia Tomb Raider e um jogo de corrida em mundo aberto em parceria com a Maverick Games, continuam em desenvolvimento, mostrando que a empresa busca redirecionar seus esforços para outras áreas do mercado de jogos.