Alerta importante para fãs de Super Mario

Os jogos da franquia “Super Mario” fazem muito sucesso até hoje e existem diversas versões do jogo, mas é preciso tomar cuidado com as versões instaladas em seu computador.

Um dos jogos de “Super Mario” está gerando graves problemas e afetando a privacidade dos usuários que podem até perder dinheiro por causa do jogo. Veja o que está acontecendo. 

Super Mario Forever instala vírus no computador

O jogo “Super Mario Forever” é uma versão da franquia de jogos do encanador italiano criada por fãs para homenagear o personagem, lançado originalmente em 2003.

Porém, um grupo de pessoas mal intencionadas estão usando o jogo com isca para instalar vírus em computadores com sistema operacional Windows. 

Os bandidos se aproveitam da popularidade do título e conseguem adentrar em diversos computadores com o intuito de roubar dados e danificar a máquina.

Os servidores dos bandidos enviam um comando para que o malware SupremeBot seja executado de 15 em 15 minutos sob outro nome, de forma que não seja detectado pelos usuários nem pelo sistema.

Com isso, eles são capazes de acessar as informações do computador incluindo logins e senhas, ligar e desligar câmeras, carteiras digitais e tokens, tudo sem serem detectados. 

Além disso, o foco dos invasores é realizar a mineração da criptomoeda Monero, que vai diretamente da sua máquina para a carteira dos bandidos. 

Em alguns casos mais graves o vírus consegue esquivar de proteções externas e até do próprio mecanismo de defesa antivírus do Windows. 

O que fazer se meu computador pegar vírus?

É sempre importante manter ativas as proteções do computador que fazem varreduras durante downloads e detectam os malwares antes que eles sejam instalados.

Se você detectar um vírus após a sua instalação, é recomendado fazer a limpeza da máquina e alterar senhas e logins de coisas importantes como bancos, e-mails e redes sociais.

Vale ressaltar que downloads devem sempre ser feitos por sites seguros e oficiais, e uma boa maneira de evitar um prejuízo é ver avaliações do site online.
Para mais dicas confira o Portal do Gamer.

Imagem: Reprodução / Nintendo