A Sony tornou a embalagem do PS5 totalmente reciclável: veja como
Mudanças simples nas convenções de embalagem padrão ajudaram a eliminar o desperdício na caixa do PS5.
Quando você comprar seu PS5 se tiver sorte o suficiente para encontrar um você notará que sua embalagem é diferente de outros consoles, particularmente o design muito mais chamativo da caixa do Xbox Series X. Ela carece de um pouco de sua elegância em favor de um design mais simples, mas não era uma questão de designers ligarem para ela. Em vez disso, foi uma decisão consciente da Sony de tornar a caixa inteira reciclável e conseguiu fazer isso sem sacrificar a proteção . Na verdade, é apenas parte de um esforço maior de toda a empresa em direção a práticas mais verdes.
Em uma postagem no site da Sony Interactive Entertainment , o diretor de meio ambiente e conformidade técnica, Kieren Mayers, disse que a Sony se comprometeu a eliminar o uso de plástico em embalagens de produtos pequenos até 2025, em um esforço para reduzir a poluição do oceano. No caso do PS5, a Sony foi capaz de fazer isso fazendo pequenos ajustes no design da caixa. No lugar das bandejas de plástico, estão inserções de cartão e “bandejas de almofada de polpa de papel”, e as braçadeiras de plástico que vimos há tanto tempo foram substituídas por outras de papel. Se você abriu a caixa de qualquer acessório do PS5, essa mudança foi feita para eles também.
Em vez de colar as abas do cabide para a parte externa da embalagem, foram usadas técnicas de dobra e retiraram-se sacos plásticos desnecessários contendo coisas como cabos e manuais. Uma característica das caixas menores janelas de plástico teve que ser eliminada de uma vez, mas todos nós sabemos como é a aparência de um controlador PS5.
As empresas de videogame tomaram algumas medidas para reduzir o desperdício de plástico no passado, como quando as caixas de jogos começaram a receber recortes e materiais mais finos. No entanto, outras inovações de jogos mais recentes podem vir com seus próprios problemas para o meio ambiente. O streaming requer o uso de centros de dados remotos usando sua própria energia. Da parte da Microsoft, ela diz que usará 100% de energia renovável em seus data centers até 2025, mas outros terão que seguir o exemplo para gerenciar os danos potenciais. Enquanto isso, a Sony planeja atingir ” pegada ambiental zero ” até 2050, tanto para seus negócios quanto para seus produtos.