A Freira 2: Filme foi inspirado em história real? Saiba mais
Principal sucesso de bilheteria no gênero de horror em 2023, A Freira 2 apresenta, de maneira geral, uma trama de possessão em meio a um convento. Apesar de ter um roteiro paranormal, a história possui ligação com uma das lendas mais intrigantes da história de relíquias da Igreja Católica: os Olhos de Santa Luzia.
No filme, Valak visa se apoderar dos olhos da santa. No entanto, a protagonista, Irmã Irene, encontra a relíquia e, com seu poder e sua fé, consegue enfim vencer o demônio, fazendo-o ser consumido por chamas.
Contudo, qual a verdadeira história acerca da narrativa que circunda a história dos Olhos de Santa Luzia?
Santa Luzia teve devoção e fé inabalável antes de ser perseguida
Considerada a santa padroeira dos olhos — cuja data comemorativa é 13 de dezembro —, a história reverberada sobre a santa remonta a um mártir e uma importante trama de devoção.
Embora seja impossível precisar as narrativas, inclusive considerando que elas podem ser apenas mitos, Santa Luzia é altamente relevante para A Freira 2.
De acordo com a história mais tradicional, Santa Luzia — ou Santa Lúcia — teria vivido no final do século III, no território onde hoje se encontra a Sicília, na Itália. Enquanto jovem, ela realizou um voto de castidade.
Contudo, uma promessa de casamento a um homem pagão foi feita. Visando cumprir seu voto, ela recusou casar-se. Após a rejeição, ela foi torturada e perseguida pelos romanos.
De acordo com a tradição, ela foi morta e teve seus olhos arrancados. Porém, se tornou um mártir por sua fé e devoção.
A Freira 2
No Brasil, o longa-metragem de terror foi lançada no dia 07 de setembro, estando em exibição nos cinemas desde então.
Porém, recentemente, o filme sequência do sucesso A Freira foi adicionado ao catálogo da HBO Max. Dessa forma, agora é possível assistir ao filme no conforto de casa!
Imagem: Reprodução/Warner Bros.