Jogos de PC no Linux: vale a pena usar o sistema para jogar?
Para jogadores de PC, existe apenas um sistema operacional de fato, que é o Windows 10. Construa ou compre um PC para jogos modernos, acesse o Windows 10 nesse PC e vá tomar um café enquanto o Steam está baixando a biblioteca. Tudo o que você precisa fazer é carregar sua bagagem.
Não é tão simples, mas é uma imagem. Os preços do hardware não são a única razão pela qual os jogos para Mac não são um grande negócio. No entanto, você também pode instalar o Linux em seu PC. Recentemente, os jogos Linux receberam forte apoio da Valve e outros, junto com uma comunidade ativa.
Porém, quão difícil é combinar os dois? Não é tão ruim quanto você pensa.
Qual distribuição Linux escolher?
Ao contrário do Windows 10 e do macOS, quando se trata do Linux, você fica confuso sobre as opções. Cada melhor distribuição Linux tem uma comunidade ativa e existem enormes recursos para ajudá-lo quando você precisar, então não é muito difícil tentar coisas novas.
Algumas são consideradas as melhores distribuições de Linux para jogos, especialmente para jogadores, com ajustes específicos e ferramentas de software pré-carregadas para ajudar os jogadores de PC a fazer as coisas com muito mais rapidez.
Hardware e drivers de jogos Linux
Esta é a parte que pode surpreender quem está começando a pensar seriamente em jogar no Linux. No Windows 10, o driver pode ser suficiente, mas, surpreendentemente, a situação no Linux parece ser melhor.
Veja um exemplo: um computador executando uma GPU AMD Radeon, então não é necessário instalar nenhum driver. O driver de código aberto, Mesa, é integrado ao Linux Mint (e muitas outras distribuições) e funciona assim que sai da caixa. Novos drivers estão disponíveis, mas atualizá-los não é difícil, uma vez que você tenha acesso a um navegador da web e mecanismo de pesquisa.
As placas de vídeo Nvidia são um pouco diferentes, mas existem drivers de código aberto e proprietários disponíveis para elas. Experimente o Linux Mint em um laptop para jogos com um Nvidia RTX 2060 e imagine a alegria quando o gerenciador de driver embutido aparece na primeira inicialização e escolhe a versão mais recente de cada um. Saber o que você precisa para aquela máquina em particular torna a instalação mais fácil.
Como é o suporte de jogos para PC no Linux?
Comparando uma pequena porcentagem de usuários do Steam executando Linux com Windows 10, você está se perguntando por que a Valve está atrasada em relação à plataforma. Mas, como o Steam é o maior fornecedor de jogos para PC do mundo, temos uma boa notícia aqui.
O Steam tem muitos jogos nativos do Linux, e talvez um número incrível, mas a verdadeira magia é o Proton. Essa camada de compatibilidade permite que os jogadores reproduzam títulos somente para Windows no Linux, mas com vários graus de sucesso. O Steam tem uma lista de permissões de títulos oficialmente suportados, mas você pode dizer ao Proton para tentar algo na biblioteca e reproduzi-lo.
No entanto, existem restrições. É tão bom quanto o Proton, mas ainda precisa ser consertado. Além disso, alguns jogos geralmente não funcionam devido ao software anti-cheat integrado. Por exemplo, Destiny 2 não inicializa completamente devido a um sistema anti-cheat que não é suportado pelo Linux. No entanto, a maioria dos jogos tem ProtonDB, um recurso de terceiros que eles sempre usam. Se você vinculá-lo à biblioteca do Steam, verá o que pode esperar.
Proton também não está limitado a uma versão. Você pode usar uma versão mais antiga ou forçar um jogo específico a rodar uma versão diferente. A comunidade ProtonDB é excelente para relatar problemas e correções. Em alguns casos, apenas o uso de uma versão mais antiga do Proton resolverá o problema. Ou, se você estiver curioso, há um Proton personalizado popular chamado Proton GE (Glorious Eggroll que leva o nome de seu criador), que geralmente é ainda melhor.
Fora do Steam, você também pode jogar jogos de serviços como Epic Games, Ubisoft Connect e EA Origin. A magia do WINE (Wine Is Not an Emulator) permite que você execute programas somente para Windows no Linux.
Tenho que configurar todos os jogos no Linux?
Uma das coisas mais concebíveis sobre os jogos de PC no Linux é que eles exigem muitos ajustes necessários. Uma coisa que podemos pensar é quanto tempo você gasta mexendo em jogos e configurações? E como você consegue o desempenho perfeito? Isso não muda aqui também.
Muitos jogos jogados no Linux não são nativos, portanto, geralmente há diferenças de desempenho em relação ao Windows. Executar a camada de compatibilidade não é surpreendente, pois é diferente de executar o jogo nativamente.
Mas o Linux, que é o Linux, tem algumas ferramentas realmente ótimas para tornar seu jogo melhor. O Lutris mencionado acima usa o WINE em seu núcleo, mas também pode ser usado para executar outras ferramentas sem usar um terminal. Feral Gamemode é popular e está incluído em alguns dos jogos que a Feral transferiu para o Linux, mas você pode usá-lo em qualquer jogo para melhorar o desempenho. O Steam adiciona comandos às configurações do jogo, mas Lutris só precisa ativá-lo. O mesmo é verdade para o compilador ACO. Vulkan funciona bem no Linux e, para aqueles que desejam ver dados detalhados de desempenho, existem ferramentas como o MangoHud que exibem uma sobreposição completa na tela. Além disso, com o OBS nativamente construído para Linux, o streaming para o Twitch não é um problema.
Vale a pena jogar no Linux
Se você gosta de mudar experimente o Linux. Não estamos dizendo que o Windows 10 deve ser interrompido imediatamente, mas podemos dizer a você que não tenha medo de tentar. No entanto, há algumas coisas a serem observadas.
Há muito o que aprender e é fácil se perder. No entanto, existem inúmeros recursos para tornar esse aprendizado fácil e agradável, e o conhecimento da comunidade é impressionante. Mas tão surpreendentemente, você realmente não precisa fazer isso. Claro, usar a Epic e outras plataformas não Steam requer um pouco de trabalho, mas não é difícil.
Se sua biblioteca estiver principalmente no Steam, você só precisa marcar algumas caixas. Não há nada mais difícil do que viver com o Windows 10. Além disso, atualizar o sistema operacional não vai arruinar completamente tudo que você configurou.
Fiquem ligados em nosso site para mais noticias e novidades sobre o mundo dos games. Se cuidem e até a próxima!