Valve pode estar criando um console portátil para jogos de PC

Um novo relatório parece confirmar que a Valve está trabalhando em um novo console portátil do Steam para jogos de PC. O híbrido console-PC está em desenvolvimento há algum tempo, aparentemente. O console tem o codinome ‘SteamPal’, mas esse nome provavelmente mudará antes de ser revelado ao público.

Steam
Fonte: Steam

Rumores começaram a girar sobre o dispositivo quando um Redditor notou uma mudança no código do Steam que fazia referência ao novo codinome, embora aparentemente esteja usando um codinome diferente nos últimos dois anos.

Nem a Ars Technica nem o Redditor explicaram como o console pode ser, mas ambos se apegaram à ideia de que será um console portátil semelhante ao Nintendo Switch e outros PCs portáteis que apareceram como protótipos na CES nos últimos anos.

Quanto ao esquema de controle, ele aparentemente usará uma versão dos touchpads do Controlador Steam, embora isso possa mudar à medida que passa pelo processo de iteração. Haverá também uma maneira de conectar o PC híbrido ao seu monitor por meio de uma conexão USB-C, mas, novamente, os detalhes são muito escassos agora.

Neste ponto, ninguém pode dizer com certeza que tipo de hardware estará rodando dentro da máquina, se terá um processador AMD ou Intel, ou quão poderosa sua GPU pode ser, e neste ponto, ninguém pode dizer por certeza de qual sistema operacional será executado. As chances são boas de que ele rode a plataforma Linux de código aberto da Valve, SteamOS , mas a Ars Technica não descarta a possibilidade de rodar uma versão completa do Windows.

Por mais frustrante que tudo isso seja, é exatamente o tipo de coisa que a Valve faria. Ele irá iterar em um dispositivo por anos internamente, e só será lançado quando tiver certeza de que o mundo está pronto para ele. A Valve fez isso para o Steam Controller , que, na época em que os jornalistas o viram, estava quase completo e pronto para ser lançado, e o Valve Index , que também foi mantido em segredo.

E, no entanto, é difícil para nós descartar a possibilidade de que isso possa vir a ser vaporware, apesar das fortes pesquisas e fontes da Ars Technica. As boas notícias? Podemos não ter que pensar nisso por muito tempo, as fontes que falaram com Ars ‘Sam Machkovech dizem que o console pode estar disponível até o final do ano.

Fiquem ligados em nosso site para mais noticias sobre o mundo dos games. Se cuidem e até a próxima!