RuneScape Mobile: Um novo conjunto de mudanças de acessibilidade
A acessibilidade é uma área de importância cada vez maior no desenvolvimento de jogos. No ano passado, The Last of Us Part II foi unanimemente elogiado por sua grande quantidade de recursos voltados para jogadores com várias deficiências. No entanto, muito trabalho ainda precisa ser feito, e não apenas para aqueles que estão desenvolvendo novos títulos.
Veja, por exemplo, o RuneScape, que neste ano comemora seu 20º aniversário. O produtor executivo do jogo MMO clássico, Ryan Ward, conta ao The Loadout sobre suas dificuldades iniciais para jogar o jogo quando se juntou à Jagex em 2019.
“Quando comecei, simplesmente não conseguia jogar. Minha visão não é a melhor do mundo e foi o suficiente para eu pensar, ‘Eu realmente não gosto disso.’ ”
Com o desenvolvimento de sua porta móvel, que deve ser lançada no mês que vem, Ward diz que o estúdio se esforçou bastante para melhorar a experiência, começando pelo texto.
“A forma como construímos o texto originalmente era em algo chamado Sprite Sheets, esta é uma maneira antiga de fazer videogames”, diz ele. “Recentemente, conseguimos nos livrar disso e usar fontes vetoriais, o que é um grande avanço para o que somos capazes de fazer para escalar para diferentes tamanhos de interfaces de usuário.”
Juntamente com as mudanças no próprio texto, também vêm melhorias no aliasing e como o texto interage com os fundos, algo pelo qual Resident Evil: Village recebeu críticas recentemente . A Jagex, diz Ward, até olhou para o design artístico central do jogo em busca de maneiras de torná-lo mais acessível aos jogadores.
Em termos de recursos visuais, o desenvolvedor líder de conteúdo ‘Mod Daze‘ recentemente compartilhou o progresso em uma atualização para locais de pesca na zona de tutorial móvel de Davendale, que eles esperam eventualmente estender por todo o tabuleiro.
“Temos observado novos jogadores experimentarem o jogo e eles têm se esforçado constantemente para encontrar locais para pescar”, afirmam.
Sinalizar a importância dessas melhorias para a comunidade em geral também foi de grande importância para Ward, com a Jagex abrindo um diálogo com a comunidade sobre essas mudanças futuras no ano passado.
Ward também afirma que o estúdio contratou mais talentos para facilitar o design, desenvolvimento e implantação dessas mudanças – muitas das quais podem eventualmente encontrar seu caminho para a versão de desktop do jogo, já que a Jagex não tem intenção de deixar o irmão mais velho de Mobile para trás .
Fique ligado para mais conteúdo de RuneScape, incluindo a entrevista completa com Ryan Ward e o designer-chefe Dave Osborne, que chega ao The Loadout esta semana.