Sinatraa suspenso do Valorant por seis meses por “não cooperar” com a investigação da Riot
Sentinels ‘Jay’ Sinatraa ‘Won recebeu uma suspensão de seis meses do competitivo Valorant por “não cooperar” com uma investigação da Riot Games, anunciou o desenvolvedor . A Riot está atualmente investigando Sinatraa após acusações de agressão sexual contra o Valorant pro por um ex-parceiro.
Embora a Riot diga que não está mais investigando Sinatraa depois de saber que a polícia agora está investigando as acusações, ela afirma que “a equipe de Operações Competitivas teve sérias preocupações com a conduta de Sinatraa durante o curso da investigação”.
A Riot diz que houve “pelo menos duas ocasiões” em que Sinatraa falhou em cooperar adequadamente e até mesmo “deturpou certos fatos” e “fez declarações falsas”.
A Riot também afirma que o ex-MVP da Overwatch League falhou em fornecer “o áudio e o videoclipe completos” que eram mencionados nas acusações originais. Isso era algo que ele havia declarado anteriormente que entregaria à Riot.
Em um comunicado após a decisão, Sinatraa afirma que não tinha mais os clipes em questão, dizendo que os deletou após o término de seu relacionamento com o acusador. Ele também admite que não deveria ter “prometido algo que eu não poderia entregar pessoalmente” ao dizer que poderia fornecer essa prova para a investigação.
Devido à fraca cooperação de Sinatraa, a Riot emitiu-lhe uma suspensão de seis meses em relação à Regra 8.1 da Política de Concorrência Global Valorant. Esta regra está diretamente relacionada à cooperação em investigações internas e externas.
“Os membros da equipe têm o dever de dizer a verdade em relação a qualquer investigação conduzida por ou para o Operador do torneio e têm o dever adicional de não obstruir qualquer investigação, enganar os investigadores ou reter evidências”, diz o livro de regras.
A punição de seis meses incluirá o tempo que Sinatraa já foi suspenso. Sua suspensão começou em 10 de março, logo após as acusações contra ele. Isso significa que a proibição competitiva de Valorant de Sinatraa terminará em 10 de setembro de 2021, porém ele deve “completar o treinamento de conduta profissional” antes de poder competir novamente.
Embora esta decisão encerre a investigação interna, a Riot Games avisa que pode tomar “outras medidas” contra o jogador caso informações adicionais da investigação policial venham à tona.