Blizzard intervém no debate de Hong Kong entre jogadores da Overwatch League
Provavelmente em uma tentativa de evitar outro desastre de relações públicas, a Blizzard conserta as coisas entre os times da Liga Overwatch em confronto.
A Blizzard corrigiu as relações entre algumas de suas equipes da Overwatch League, após uma disputa decorrente dos comentários de um jogador sobre a política de Uma China.
Em uma transmissão, o jogador da Dinastia de Seul Jong-ryeol “Saebyeolbe” Park expressou sua frustração por não poder discutir a independência de Hong Kong e Taiwan enquanto ele está na liga Overwatch. Ele afirma que já foi repreendido por sua equipe por apenas mencionar os países pelo nome.
Em uma tradução de fã, Park é citado como tendo dito: “Não posso chamar Taiwan, Taiwan. Taiwan não é um país separado. Hong Kong também não é um país. Não posso dizer isso. Não posso dizer Taiwan e HK. De jeito nenhum. Eles não os reconhecem como países. Eu tive muitos problemas por dizer seus nomes. “
Suas divergências com as regras continuaram: “Fiquei triste com isso. Tipo, porra, faça sentido. Do que você está falando,” Uma China “? Eu me opus a isso e todos os gerentes disseram” se você quiser ganhar dinheiro chinês, você tem que se tornar um cachorro chinês. “
As equipes chinesas Hangzhou Spark, Chengdu Hunters, Guangzhou Charge e Shanghai Dragons formaram um boicote ao jogador, recusando-se a participar de qualquer jogo com ele. O usuário do Twitter @gatamchun traduziu uma declaração do Shanghai Dragons, que apresentou suas demandas: para todos os jogadores não desafiarem a “soberania e integridade territorial da China”, e para uma proibição geral de discussões políticas de qualquer tipo. Embora Park tenha se desculpado por seus comentários, a declaração passou a dizer que eles não aceitaram isso.
Finalmente, a Blizzard interveio . Após conversas entre as equipes envolvidas, todas as partes divulgaram declarações confirmando que as partidas continuariam normalmente. Nada específico dos comentários de Park é mencionado nas declarações, e não parece que ele foi punido pela Blizzard.
Esta situação foi semelhante ao desastre de relações públicas de 2019, no qual a Blizzard suspendeu um jogador de Hearthstone e disparou dois rodízios , depois que o jogador falou em apoio à independência de Hong Kong durante um torneio.
A severidade da punição acabou sendo reduzida , com o jogador, Blitzchung, recebendo seu prêmio em dinheiro e tendo seu banimento reduzido de um ano para seis meses.