Sony ‘é a única plataforma que cobra por cross-play’, afirma o CEO da Epic
TIM SWEENEY DIZ QUE O PLAYSTATION EXIGE ROYALTIES POR QUALQUER PERDA DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS
A Sony só oferecerá suporte ao jogo cruzado em jogos se os editores concordarem em compensá-lo quando não estiver ganhando sua parte da receita, de acordo com a Epic Games o CEO da .
Tim Sweeney revelou o negócio como parte de seu depoimento ontem durante o Epic vs Apple em andamento , onde ele afirmou que a Sony é a única dona da plataforma que exige compensação pela perda de receita durante o jogo cruzado.
Um documento divulgado como parte da audiência mostra que a Sony exige royalties se a ‘divisão da receita entre as partes’ da empresa cair para menos de 85%.
Isso significa que se a proporção da receita obtida por meio de compras no jogo for inferior a 85% da proporção de usuários que jogam no formatos PlayStation , a Sony deseja ser compensada.
O movimento foi projetado para evitar que os jogadores comprem itens do jogo em lojas de outras plataformas e depois os usem principalmente no PlayStation.
“Em certas circunstâncias, a Epic terá que pagar uma receita adicional à Sony”, afirmou Sweeney durante o teste. “Se alguém estivesse jogando principalmente no PlayStation, mas pagando no iPhone, isso poderia gerar uma compensação.”
O acordo da Sony também afirma que ela tem o direito de auditar os livros da editora para ver qual foi a receita de um jogo, para que possa determinar sua participação nos lucros.
Outros documentos divulgados durante o julgamento mostram a relutância inicial da Sony em apoiar o jogo cruzado.
Um e-mail de 2018 enviado pelo vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Epic, Joe Krenier, à Sony declarou: “Amamos trabalhar com o PlayStation e queremos que isso seja uma vitória / vitória. Quanto mais tempo isso se arrastar, menos será. ”
De acordo com o e-mail, a Epic não estava apenas disposta a compartilhar seus dados com a Sony, mas também se ofereceu para marcar sua presença na E3 com o PlayStation e anunciar o jogo cruzado em conjunto com a Sony. Como Krenier coloca, o objetivo era “a Epic sair de seu caminho para fazer a Sony parecer heróis”, apoiando o jogo cruzado.
A oferta foi recusada pela Sony, com o diretor sênior de relações com desenvolvedores, Gio Corsi, respondendo que “o jogo em várias plataformas não é um jogo fácil, não importa o tamanho do título” e que “muitas empresas estão explorando essa ideia e nenhuma pode explicar como o jogo entre consoles melhora os negócios do PlayStation. ”
A Sony foi criticada por algum tempo por bloquear o jogo cruzado e a progressão cruzada entre a versão PS4 de Fortnite e as versões Switch e Xbox One . Então, em setembro de 2018, a empresa fez uma aparente reviravolta e anunciou que estava apoiando o cross-play.
Na época, John Smedley, o ex-CEO da Sony Online Entertainment, afirmou que a recusa da Sony em participar do jogo cruzado se devia aos ganhos .
“Quando eu estava na Sony, o motivo declarado internamente para isso era dinheiro”, disse Smedley em junho de 2018. “Eles não gostavam que alguém comprasse algo em um Xbox e fosse usado em um Playstation. Simples assim. Razão idiota, mas aí está. ”