Criador de Rick and Morty revela quais são as diferenças entre série original e anime
A série Rick and Morty: The Anime está agora disponível na Max, marcando uma nova fase para os fãs da famosa saga. Este é o primeiro spin-off da série original, que foi criado por Takashi Sano, e promete aprofundar ainda mais no universo já amado pelos fãs, ao mesmo tempo que introduz novos elementos e diferenças significativas.
Os produtores enfrentaram o desafio de adaptar a linguagem única de Rick and Morty para o formato de anime, especialmente para agradar ao exigente público japonês. A criação de Sano inclui um equilíbrio entre manter a essência da série original e implementar características distintas do anime.
Como Rick and Morty foi adaptado para o público japonês?
O Japão, sendo um país com tradições culturais rígidas, apresentava um desafio para a equipe de produção. A principal preocupação era que os elementos mais radicais da série original poderiam não ser bem recebidos pelo público japonês e outros fãs do formato de anime.
Joseph Chou, produtor executivo do anime, explicou em uma entrevista ao portal “Omelete”: “Sano acredita que o que faz a série original ser tão bem recebida são seus personagens, que são realmente ótimos. Mas ao mesmo tempo, a maneira como eles são retratados é diferente. Usando uma expressão japonesa, há um pouco de veneno na língua deles, você sabe, como se fossem muito cínicos e muito realistas. É isso que ele ama na série e é por isso que ele vê esses personagens sendo tão bem recebidos.”
Ainda que Sano admire a linguagem direta de Rick and Morty, ele sabia que não poderia replicar isso exatamente no anime. “Não é algo que é feito normalmente em animes japoneses. Então ele realmente lutou com isso. É por isso que ele também pensou, em vez de tentar imitar e fazer a mesma coisa, trazer alguma perspectiva diferente do lado do anime japonês”, pontuou Chou.
Liberdade criativa na produção do anime
Uma das grandes vantagens do projeto foi a liberdade que o Adult Swim deu a Sano e à sua equipe. Essa liberdade permitiu que eles explorassem conteúdos além dos “limites” tradicionais. Na série original, os personagens frequentemente atravessam linhas invisíveis que outros programas evitam, e isso ressona com o público.
Essa característica foi mantida no anime. “Rick and Morty” representa este tipo de liberdade. O fato de eles dizerem coisas que as pessoas não pode dizer e cruzam uma linha invisível. Isso dá satisfação aos fãs que assistem. Você meio que consegue se colocar no lugar deles”, disse Chou.
Rick and Morty conquistou uma base de fãs ampla desde sua estreia em 2013. A série segue as desventuras de um cientista irônico e genial ao lado do seu neto azarado pelo multiverso. Para os novos fãs e veteranos, todos os sete períodos da série original e os primeiros episódios do anime estão acessíveis na Max.