Novo rumor sobre o Nintendo Switch 2 pega fãs de surpresa

Embora a Nintendo já tenha confirmado que vai lançar um novo console em 2025, até o momento ela não revelou nenhum detalhe sobre seu hardware ou características. No entanto, isso não impediu que Matthew Cassells, do Alderon Games, especulasse que o Nintendo Switch 2 pode ter características que o aproximam do nível oferecido pelo Steam Deck.

Em uma participação no podcast do canal Moore’s Law is Dead, ele confirmou que o novo produto ainda vai ser um pouco mais modesto do que o portátil da Valve. Isso não vai acontecer somente pelo desempenho mais fraco de sua CPU, mas também por algumas opções de software feitas pela fabricante japonesa.

Nintendo Switch 2: o que esperar?

Cassells afirma que, assim como fez no passado, a Nintendo vai introduzir várias técnicas de segurança e criptografia que vão limitar o desempenho do Switch 2. Essa decisão teria sido tomada principalmente para garantir que o novo aparelho não vai sofrer o mesmo destino do console que vai suceder, que abriu rapidamente as portas para a pirataria.

Enquanto os ajustes de software feitos pela Nintendo ainda são desconhecidos, seu passado traz algumas pistas dos caminhos que ela pode seguir. O aparelho que está nas lojas, o Nintendo Switch original, limita a quantidade de dados que um game pode escrever para não queimar seu armazenamento em flash e também trabalha com um tamanho máximo de patches bastante estrito.

Possíveis limitações do Nintendo Switch 2

No caso do Switch 2, seu hardware avançado deve permitir que a empresa se livre ou faça grandes ajustes nessas limitações. Ao mesmo tempo, ele também deve trazer instruções para viabilizar a execução de jogos mais pesados — aqueles produzidos em Unreal Engine 5, por exemplo, devem depender bastante de técnicas de upscale.

Obviamente, como o console ainda não foi anunciado ou detalhado oficialmente, é preciso tratar somente como rumores e especulações as informações compartilhadas por Cassells. A expectativa é que o novo console da Nintendo será revelado no começo de 2025, com uma estreia esperada para março do mesmo ano.

Curiosamente, esses rumores apontam para uma performance que pode ficar aquém da esperada por alguns fãs, especialmente quando comparado com o Steam Deck da Valve. Ainda assim, as técnicas de segurança e a possível compatibilidade com Unreal Engine 5 são fatores que levantam grande expectativa entre os gamers.