Gigante dos games pode colocar anúncios dentro de jogos
A inserção de publicidade em jogos pagos sempre gerou debates intensos no universo dos games. A Electronic Arts (EA) Games, conhecida por suas franquias de sucesso, como FIFA e Battlefield, já explorou esse modelo em 2008 e novamente em 2020, provocando um misto de recepção dos jogadores. Essa prática está sendo reconsiderada pela empresa como uma possível fonte de renda no futuro.
O que diz o CEO da EA Games sobre publicidade em jogos?
Em uma recente reunião com investidores realizada em 7 de maio, a EA Games discutiu os futuros modelos de negócios, incluindo a viabilidade de integrar anúncios em jogos AAA. Andrew Wilson, CEO da EA, indicou que ainda é prematuro tomar uma decisão definitiva, mas reconheceu a publicidade como um potencial impulsionador de crescimento.
“Eu acho que ainda é muito cedo para abordar essa frente. E olhamos através de nossa história como considerar propagandas no contexto de nossas experiências de jogo. Mas novamente, conforme pensamos sobre as muitas, muitas, bilhões de horas gastas, tanto jogando, criando assistindo e conectando, onde muito de todo esse engajamento acontece nos limites de uma experiência de game tradicional, nossas expectativas é que publicidade possa ser uma força motriz significativa de crescimento para nós“, explicou Wilson.
Como a EA Games já utilizou anúncios no passado?
A história da EA com publicidade em jogos não é recente. Um exemplo notável inclui a inserção de anúncios da série “The Boys” da Amazon em UFC 2020, e estratégias semelhantes em Burnout Paradise. No entanto, essas iniciativas foram recebidas com críticas pela comunidade de jogadores, levando a empresa a remover os anúncios após feedback negativo.
A comunidade de jogadores tem frequentemente expressado preocupações com a imersão e a qualidade da experiência de jogo quando confrontada com publicidade direta. A exigência por parte dos jogadores é que qualquer forma de anúncio integrado respeite a natureza do jogo e contribua de forma significativa para a experiência, sem se tornar um obstáculo ou uma distração.
Embora a inserção de publicidade em jogos pagos possa ser uma fonte de receita adicional, a EA está ciente dos desafios e da recepção potencialmente negativa dessa estratégia. Com uma abordagem cuidadosa e deliberada, a empresa busca maneiras de harmonizar os interesses comerciais com a qualidade da experiência do jogador.