Netflix anuncia documentário sobre tragédia brasileira; veja estreia
Nesta segunda-feira (26), a Netflix anunciou a série documental “O Ninho: Futebol & Tragédia”. Produção em três episódios, o documentário remonta a tragédia ocorrida no centro de treinamento do Flamengo há cinco anos.
Desenvolvida e dirigida por Pedro Asbeg, a obra acompanha a trajetória profissional de alguns sobreviventes e a jornada das famílias por justiça. O incêndio, ocorrido na madrugada de 8 de fevereiro de 2019, vitimou dez adolescentes entre 14 e 16 anos. “A busca por respostas continua”, anunciou o streaming em publicação no X.
Saiba mais sobre a produção
Com estreia marcada no streaming para o próximo dia 14 de março, a minissérie é produzida pela A Fábrica a partir da ideia original do UOL. Com depoimentos de jornalistas e profissionais do futebol, a obra traz imagens inéditas.
A partir de cenas dramatizadas, ainda serão recriados momentos do incêndio. Na hora em que o fogo começou, 26 pessoas dormiam no CT Ninho do Urubu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Relembre tragédia do CT do Ninho do Urubu
Mais de cinco anos após o incêndio, não houve qualquer condenação criminal. Acerca das famílias das vítimas, nove das dez realizaram acordo com o clube carioca e foram indenizadas. Os familiares do goleiro Christian Esmério ganharam ação indenizatória em fevereiro deste ano – resolução a qual cabe recurso.
Dentre as demais vítimas da tragédia do Ninho, estão: Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos; Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos; Bernardo Pisetta, 15 anos; Gedson Santos, 14 anos; Athila Paixão, 14 anos; Vitor Isaias, 15 anos; Samuel Thomas Rosa, 15 anos; Jorge Eduardo, 15 anos; Rykelmo Viana, 16 anos.
Acerca dos sobreviventes, três ainda continuam atuando no clube: Francisco Dyogo, Rayan Lucas e Jhonata Ventura – que deixou o futebol, mas segue ativo. Todos os demais sobreviventes deixaram o clube.