Holocausto Brasileiro: Saiba quando o documentário da HBO chega à Netflix
Lançado em 2016, o documentário “Holocausto Brasileiro” chega à Netflix neste domingo (25). Dirigido por Armando Mendz e Daniela Arbex, a produção é baseada na obra literária homônima da jornalista, lançada em 2013.
Originalmente produzido pela HBO, o documentário relata a história do maior hospício do Brasil. Localizado em Minas Gerais, o Centro Psiquiátrico de Barbacena, era conhecido como ‘Colônia’.
Saiba mais sobre a produção
Fundado no início do século XX, o ‘Colônia’ é marcado pelas condições desumanas às quais os pacientes eram submetidos. Em Holocausto Brasileiro, os relatos montam a história do local.
Com mais de 60.000 mortes registradas entre as décadas de 1960 e 1980, as pessoas – que por vezes sequer recebiam diagnósticos – eram forçadas a ingerir ratos, urina, além de passarem por sessões de eletrochoque e demais situações degradantes.
O local, em suma, recebia pessoas marginalizadas socialmente: comunidade LGBTQIA+, prostitutas, mães-solo, pessoas em situação de rua, mulheres não virgens antes do casamento, entre outras. As ações ocorridas em ‘Colônia’ ocorriam com aval do estado, médicos e sociedade em geral.
Daniela Arbex foi premiada por Holocausto Brasileiro
Lançado há mais de uma década pela Editora Intrínseca, o livro de Daniela Arbex foi premiado na época do lançamento. A obra foi eleita o melhor estilo livro-reportagem pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 2014.
Ainda na mesma categoria, o escrito foi segundo colocado do Prêmio Jabuti, também de 2014. Além de Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex é reconhecida pela obra Todo dia a mesma noite (2018).
A produção que aborda o trágico incêndio da Boate Kiss, ocorrido em 27 de janeiro de 27 de janeiro de 2013 e que vitimou mais de 200 pessoas, também possui uma obra documental. Lançada pela Netflix em 2023, a minissérie em cinco capítulos está disponível no catálogo.
Foto: Reprodução/ HBO