Ryan Gosling critica ausências de “Barbie” no Oscar
Principal bilheteria do cinema em 2023, as indicações de Barbie no Oscar 2024 gerou reações controversas. Apesar de ser presença em oito categorias, a ausência da protagonista Margot Robbie e da diretora Greta Gerwig marcou esta terça-feira (23).
Esnobadas em Melhor Atriz e Melhor Direção, respectivamente, o ator Ryan Gosling se pronunciou de maneira crítica à não indicação — assim como inúmeros usuários nas redes sociais. Concorrendo como Melhor Ator Coadjuvante pelo longa, o intérprete de Ken destacou a importância da dupla para o longa.
Confira a declaração do ator
Em comunicado enviado à CNN, Gosling inicialmente apontou que não há a existência do Ken sem uma Barbie, bem como “não existe um filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie”.
De acordo com ele, a diretora e a atriz “são as verdadeiras responsáveis por esse filme histórico que é sucesso mundial. Nenhum reconhecimento seria possível para ninguém nesse filme sem o talento, coragem e genialidade das duas”, disse. Gosling prosseguiu e afirmou que descrever como decepcionante a ausência da dupla na premiação é um eufemismo.
“Contra todas as probabilidades, com nada além de um par de bonecos sem alma, […] elas nos fizeram rir, partiram nossos corações, impulsionaram nossa cultura e fizeram história. O trabalho delas deveria ser reconhecido junto com os outros indicados, também merecedores”, completa.
Confira outras indicações de “Barbie”
Um dos concorrentes ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, Gosling se disse honrado com a nomeação e destacou outras presenças como America Ferrera — Melhor Atriz Coadjuvante — entre outros profissionais contemplados.
Além dessas categorias, Barbie disputa ainda Melhor Filme, Figurino, Roteiro Adaptado, Design de Produção e Música, este com dois títulos: “I’m Just Ken”, de Ryan Gosling, e “What Was I Made For?”, de Billie Eilish. A divulgação dos vencedores do Oscar 2024 será realizada no próximo dia 10 de março.
Imagem: Reprodução/Instagram