Martin Scorsese atinge marca histórica no Oscar; veja
O diretor Martin Scorsese (81) se tornou o diretor de cinema vivo com o maior número de indicações ao Oscar. Destacado pelo trabalho em Assassino da Lua das Flores, o anúncio da lista da premiação nesta terça-feira (23) marcou sua 10ª nomeação.
Com o feito, Scorsese ultrapassa o também premiado Steven Spielberg (77). Responsável por O Resgate do Soldado Ryan (1994) e A Lista de Schindler (1999), longas pelos quais venceu o prêmio de Melhor Direção, o diretor soma nove indicações.
Diretor comenta feito: ‘gratificante’
Apesar da marca atingida em nomeações, Scorsese só levou o prêmio uma única vez: com Os Infiltrados, de 2006. Em comunicado enviado à CNN, o diretor apontou ser recompensadora a atual nomeação.
“É profundamente gratificante receber esse reconhecimento da Academia, para mim e para tantos dos meus colaboradores em Assassino da Lua das Flores”, disse. Na sequência ele destacou a potência do título.
“Foi uma experiência notável fazer esse filme, trabalhar em conjunto com a comunidade Osage para contar a história de uma verdadeira tragédia americana, escondida nas sombras da cultura oficial durante tanto tempo”, concluiu.
Saiba mais sobre o título de Scorsese no Oscar
Terceiro maior título em número de indicações (10), atrás de Pobres Criaturas (11) e do líder Oppenheimer (13), o título de Scorsese concorre também ao prêmio principal de Melhor Filme, assim como Melhor Fotografia, Melhor Atriz, entre outros.
Portanto, para a premiação do próximo dia 10 de março, Scorsese tem como dois dos principais concorrentes Christopher Nolan, com Oppenheimer, e o grego Yorgos Lanthimos, responsável por Pobres Criaturas.
Completam a lista de indicados ao prêmio de Melhor Diretor a cineasta francesa Justine Triet, com o título Anatomia de uma Queda, e Jonathan Glazer, diretor de Zona de Interesse.
Imagem: LanKS/Shutterstock