Acordo sobre uso de IA em dublagem de games vira motivo de polêmica
Na última terça-feira (09), o principal Sindicato de Atores dos Estados Unidos (SAG-AFTRA) assinou um acordo com um estúdio de locução de Inteligência Artificial para definir as bases do uso de IA em videogames.
Assinado em meio a CES 2024, em Las Vegas, o acordo entre a Replica Studios e o sindicato tem como objetivo centrar o uso da tecnologia para benefício dos artistas, declarou Duncan Crabtree-Ireland, diretor executivo do sindicato.
Saiba mais sobre o acordo sobre uso de IA em games
Principal objeto de debate na greve liderada pela SAG-AFTRA em 2023, que afetou a indústria cinematográfica, as bases do acordo acerca da IA preveem a autorização apenas para as chamadas “réplicas digitais” de vozes reais. Ou seja, uso de IA para recriar a voz de um artista real.
Além disso, estão previstos ainda o consentimento e requisitos para o armazenamento seguro de ativos digitais. Assim, a autorização torna-se obrigatória, bem como os profissionais podem interrompê-las a qualquer momento.
O acordo é válido para profissionais em atividade, assim como aposentados e falecidos. Ainda de acordo com o sindicato, a ideia é definir as bases para impedir a criação integral artificial de vozes pela IA — o que sequer depende de acordos.
Ainda de acordo com o diretor executivo, a ideia da ação é “pavimentar o caminho para dubladores profissionais explorarem de forma segura novas oportunidades de trabalho para as suas réplicas digitais de voz”.
Acordo gera reações de dubladores profissionais
Tema central na principal greve da categoria no ano passado, o acerto das bases entre o SAG-AFTRA causou reações diversas em dubladores e atores. Embora um texto publicado pelo sindicato destaque que o contrato foi “aprovado pelos membros afetados”, integrantes da classe reagiram de forma destoante.
Por meio das redes sociais, dezenas de profissionais afirmaram não concordar com as ações. Yong Yea, voz de Kiryu do RPG Like a Dragon, ironizou a situação: “SAG-AFTRA: ‘Aprovado pelos membros afetados da comunidade de dubladores do sindicato…’ Literalmente todo dublador em atividade: ‘Não aprovamos isso’”, publicou.
Imagem: Reprodução/Freepik