Grande evento de jogos é encerrado oficialmente; veja
Realizado anualmente desde 1995, a E3, em tempos áureos considerada um dos principais eventos de jogos do mundo, anunciou seu cancelamento em definitivo. Em declaração dada ao jornal The Washington Post e posteriormente publicada no X, a decisão foi revelada ao público.
Após ter sua última edição física realizada em 2019, a convenção teve um cancelamento em 2020 devido à pandemia de covid-19, bem como nas edições de 2022 e 2023 — em 2021, por sua vez, o evento foi realizado de maneira virtual.
Confira a declaração de diretor da organizadora da E3
Em entrevista ao jornal The Washington Post, Stanley Pierre-Louis, diretor da ESA ( Entertainment Software Association), comentou a decisão de encerrar a E3 e afirmou ser a decisão “certa”.
“Sabemos que é difícil dizer adeus a um evento tão querido, mas é a decisão certa diante das novas oportunidades que nossa indústria tem para alcançar fãs e parceiros”, disse Pierre-Louis.
Na entrevista ele ainda lembrou que a E3 foi palco para grandes anúncios do universo dos jogos e consoles ao longo de mais de duas décadas. Em 2019, por exemplo, o evento recebeu o ator Keanu Reeves, três anos antes houve a revelação do novo God Of War. No ano 2000, o impacto ficou por conta da chegada do PlayStation 2.
Empresas de jogos mudaram a forma de revelar novidades
Em tempos dourados, a E3 se tornou extremamente relevante devido aos anúncios de grandes marcas. No entanto, as dinâmicas por parte das companhias desenvolvedoras mudaram, passando a adotar apresentações próprias, por vezes online, sem a necessidade da estrutura da convenção.
Em 2011, a Nintendo foi a pioneira nesse tipo de dinâmica, com o Nintendo Direct, local próprio para revelação de novidades da marca. Em 2018, a Sony — dos consoles PlayStation — foi outra grande empresa a não mais participar da E3. Além disso, desenvolvedoras como a francesa Ubisoft e a Electronic Arts (EA) também integram a lista das empresas que deixaram a convenção.
Imagem: Divulgação/E3