Jogos podem ser usados para melhorar conhecimento? Saiba mais
O uso de dinâmicas de jogos para o ensino podem colaborar para o aprendizado dos estudantes, revela uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Durante a pandemia de covid-19, o uso de um game aplicado a 90 estudantes do 6º período do curso de Enfermagem apontou melhora no conhecimento dos estudantes acerca do câncer do colo do útero.
Conheça o projeto do jogo
A pesquisa, realizada pelo professor Maycon Carvalho dos Santos, em sua tese de Doutorado em Saúde Pública, apresentava um game no qual cada grupo tinha a missão de criar e cuidar de um avatar que era acometido pelo câncer de colo de útero — e, posteriormente, solucionar problemas advindos da doença.
De acordo com ele, a ideia de usar um game para seus alunos surgiu em meio ao cenário de pandemia. “Os alunos não frequentavam as aulas online, não participavam […] A partir disso veio o intuito de motivar os alunos. Daí veio a ideia da gamificação, utilizar estratégias dos games em ambientes que não são games, para trabalhar um conteúdo específico”, explica.
Saiba mais sobre os resultados do projeto
Ainda segundo Maycon, a estratégia de inserir o jogo nas salas aumentou a adesão às aulas, bem como a participação e envolvimento dos alunos. “Os estudantes começaram a ter mais participação, competitividade, queriam saber quem iria ganhar e os feedbacks saíam de forma imediata”, revela.
Maycon relata que houve um “um conhecimento melhor desses alunos enquanto estávamos no modo remoto”. Além disso, atualmente, há a presença do game no modelo presencial e o engajamento dos estudantes segue alto, segundo ele.
Para obtenção dos resultados acerca da melhora no aprendizado, foram realizados testes com os estudantes antes e após o estudo, bem como perguntas especificamente acerca de como o jogo contribuiu para o processo de aprendizado.
Imagem: Reprodução/Freepik