Uma apresentação vazada da EA diz que a empresa está fazendo ‘tudo que pode’ para levar os jogadores às caixas de saque da FIFA
DOCUMENTOS DETALHAM OS ESFORÇOS PARA “CANALIZAR” OS JOGADORES PARA O MODO ULTIMATE TEAM
Documentos vazados da Electronic Arts sugerem que a empresa está fazendo “tudo” ao seu alcance para levar os jogadores da FIFA ao modo Ultimate Team do jogo para comprar caixas de saque.
O Ultimate Team, que permite que os usuários comprem pacotes de jogadores aleatórios em uma tentativa de montar um esquadrão de classe mundial, é controverso porque alguns argumentam que sua mecânica de pagamento para ganhar equivale ao jogo.
Em um documento de 54 páginas da EA Sports vazado para a CBC News , que parece ser uma apresentação do FIFA 21 , FIFA Ultimate Team (FUT) é rotulado como a “pedra angular” do jogo. “Estamos fazendo tudo o que podemos para levar os jogadores até lá”, diz.
Em seu último ano fiscal, a EA ganhou US $ 1,5 bilhão , ou 27%, de sua receita líquida, com o Ultimate Team nos jogos FIFA, Madden e NHL, o terceiro ano consecutivo o modo gerou mais de US $ 1 bilhão.
“Todos os caminhos levam ao FUT”, diz um ponto na apresentação que vazou, explicando como o jogo inclui “teasers de conteúdo” e mensagens “direcionadas” projetadas para “conduzir o entusiasmo e direcionar os jogadores para o FUT de outros modos”.
“Não sei por que alguém publicaria isso na empresa”, disse uma fonte anônima da CBC. “Está cada vez mais difícil defender o que é um jogo obviamente não regulamentado.”
Eles acrescentaram: “Por anos … eles foram capazes de agir com uma camada de negação plausível. Ainda assim, em seus documentos internos, eles dizem: ‘Este é o nosso objetivo. Queremos que as pessoas sejam direcionadas ao modo de pacote de cartas. ‘”
O insider da CBC também vazou um documento interno da EA ligeiramente mais curto que rotulava a moeda do jogo que os jogadores da FIFA podem ganhar como “moeda grind”
O vazador disse: “’Grinding’ em videogames é uma gíria para fazer a mesma tarefa monótona repetidamente até o ponto em que não é mais divertido. Parece que [os jogos da EA] são projetados para serem enfadonhos, chatos e para encorajar pessoas de todas as idades a gastar dinheiro em pacotes de cartas. ”
Um porta-voz da EA disse à CBC que os documentos “confidenciais” estavam sendo “vistos sem contexto” e mal interpretados.
“Todos os jogos da EA podem ser jogados sem gastar em itens do jogo, e a maioria dos jogadores não gasta”, afirmaram.
“Modos como o Ultimate Team, que faz parte dos nossos jogos FIFA há mais de uma década, são algumas das experiências de jogo mais populares do mundo.”
O porta-voz acrescentou: “’Moeda grind’ não é um termo que normalmente usamos”.
A EA se encontrou no centro do debate da loot box em meio ao aumento do escrutínio governamental e legal da indústria de jogos nos últimos anos, com a empresa enfrentando vários processos judiciais alegando que o uso de mecânicas do tipo “pague para ganhar” viola as leis de jogos de azar.
Kerry Hopkins, vice-presidente de assuntos jurídicos e governamentais da EA, defendeu o uso “bastante ético” de caixas de saque pela empresa durante um comitê selecionado de Digital, Cultura, Mídia e Esporte na Câmara dos Comuns do Reino Unido em 2019.
“Bem, primeiro, não os chamamos de caixas de saque”, disse ela. “Então, o que consideramos mecânica surpresa … Se você for a uma, não sei qual é a sua versão do Target mas uma loja que vende muitos brinquedos e você fizer uma busca por brinquedos surpresa, o que você descobrir é que isso é algo que as pessoas gostam, gostam de surpresas. E então é algo que faz parte dos brinquedos há anos, seja Kinder Eggs ou Hatchimals ou LOL Surprise.
“Achamos que a maneira como implementamos esse tipo de mecânica, e o FIFA, é claro, é o nosso grande, nosso FIFA Ultimate Team e nossos pacotes, é na verdade bastante ética e divertida, agradável para as pessoas.”
Em novembro de 2020, a EA lançou uma ferramenta de monitoramento no jogo que permite aos jogadores de FIFA 21 rastrear e limitar a quantidade que jogam e gastam em FIFA Points.