Uma apresentação vazada da EA diz que a empresa está fazendo ‘tudo que pode’ para levar os jogadores às caixas de saque da FIFA

DOCUMENTOS DETALHAM OS ESFORÇOS PARA “CANALIZAR” OS JOGADORES PARA O MODO ULTIMATE TEAM

Documentos vazados da Electronic Arts sugerem que a empresa está fazendo “tudo” ao seu alcance para levar os jogadores da FIFA ao modo Ultimate Team do jogo para comprar caixas de saque.

O Ultimate Team, que permite que os usuários comprem pacotes de jogadores aleatórios em uma tentativa de montar um esquadrão de classe mundial, é controverso porque alguns argumentam que sua mecânica de pagamento para ganhar equivale ao jogo.

Em um documento de 54 páginas da EA Sports vazado para a CBC News , que parece ser uma apresentação do FIFA 21 , FIFA Ultimate Team (FUT) é rotulado como a “pedra angular” do jogo. “Estamos fazendo tudo o que podemos para levar os jogadores até lá”, diz.

Em seu último ano fiscal, a EA ganhou US $ 1,5 bilhão , ou 27%, de sua receita líquida, com o Ultimate Team nos jogos FIFA, Madden e NHL, o terceiro ano consecutivo o modo gerou mais de US $ 1 bilhão.

“Todos os caminhos levam ao FUT”, diz um ponto na apresentação que vazou, explicando como o jogo inclui “teasers de conteúdo” e mensagens “direcionadas” projetadas para “conduzir o entusiasmo e direcionar os jogadores para o FUT de outros modos”.

Fifa presentation leaked
Fonte: Um slide da apresentação do EA Sports FIFA 21 que vazou

“Não sei por que alguém publicaria isso na empresa”, disse uma fonte anônima da CBC. “Está cada vez mais difícil defender o que é um jogo obviamente não regulamentado.”

Eles acrescentaram: “Por anos … eles foram capazes de agir com uma camada de negação plausível. Ainda assim, em seus documentos internos, eles dizem: ‘Este é o nosso objetivo. Queremos que as pessoas sejam direcionadas ao modo de pacote de cartas. ‘”

Fifa 21
Fonte: EA

O insider da CBC também vazou um documento interno da EA ligeiramente mais curto que rotulava a moeda do jogo que os jogadores da FIFA podem ganhar como “moeda grind”

O vazador disse: “’Grinding’ em videogames é uma gíria para fazer a mesma tarefa monótona repetidamente até o ponto em que não é mais divertido. Parece que [os jogos da EA] são projetados para serem enfadonhos, chatos e para encorajar pessoas de todas as idades a gastar dinheiro em pacotes de cartas. ”

Um porta-voz da EA disse à CBC que os documentos “confidenciais” estavam sendo “vistos sem contexto” e mal interpretados.

“Todos os jogos da EA podem ser jogados sem gastar em itens do jogo, e a maioria dos jogadores não gasta”, afirmaram.

“Modos como o Ultimate Team, que faz parte dos nossos jogos FIFA há mais de uma década, são algumas das experiências de jogo mais populares do mundo.”

O porta-voz acrescentou: “’Moeda grind’ não é um termo que normalmente usamos”.

A EA se encontrou no centro do debate da loot box em meio ao aumento do escrutínio governamental e legal da indústria de jogos nos últimos anos, com a empresa enfrentando vários processos judiciais alegando que o uso de mecânicas do tipo “pague para ganhar” viola as leis de jogos de azar.

Kerry Hopkins, vice-presidente de assuntos jurídicos e governamentais da EA, defendeu o uso “bastante ético” de caixas de saque pela empresa durante um comitê selecionado de Digital, Cultura, Mídia e Esporte na Câmara dos Comuns do Reino Unido em 2019.

“Bem, primeiro, não os chamamos de caixas de saque”, disse ela. “Então, o que consideramos mecânica surpresa … Se você for a uma, não sei qual é a sua versão do Target mas uma loja que vende muitos brinquedos e você fizer uma busca por brinquedos surpresa, o que você descobrir é que isso é algo que as pessoas gostam, gostam de surpresas. E então é algo que faz parte dos brinquedos há anos, seja Kinder Eggs ou Hatchimals ou LOL Surprise.

“Achamos que a maneira como implementamos esse tipo de mecânica, e o FIFA, é claro, é o nosso grande, nosso FIFA Ultimate Team e nossos pacotes, é na verdade bastante ética e divertida, agradável para as pessoas.”

Em novembro de 2020, a EA lançou uma ferramenta de monitoramento no jogo que permite aos jogadores de FIFA 21 rastrear e limitar a quantidade que jogam e gastam em FIFA Points.