Tragédia brasileira deve virar série na Netflix
Em janeiro de 2024, o maior desastre ambiental da história do Brasil completa cinco anos. A história do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, deve ganhar uma produção na Netflix.
De acordo com o jornal O Globo, o diretor indicado ao Oscar, Fernando Meirelles, está em parceria com o streaming para realizar uma produção sobre a tragédia. Além disso, ainda está envolvida no projeto a produtora O2 Filmes.
Contudo, os trabalhos não possuem data para início, nem maiores detalhamentos de enredo e elenco, por exemplo.
Fernando Meirelles é diretor de um dos maiores sucessos do cinema nacional
Cineasta e ativista, aos 68 anos, Fernando Meirelles tem em seu currículo a assinatura da direção de um dos maiores sucessos do cinema brasileiro. No ano de 2002, ele foi responsável pelo filme Cidade de Deus.
Com uma bilheteria de 30,6 milhões de dólares, o filme lhe rendeu ainda uma indicação ao Oscar de Melhor Direção. Além disso, em 2004, o longa figurou nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.
Contudo, não levou nenhuma das estatuetas. Atualmente, é possível assistir Cidade de Deus na Netflix. E, em breve, a produção irá ganhar uma versão seriada na HBO Max.
Relembre a tragédia de Brumadinho
Considerada a maior tragédia ambiental da história do Brasil, em 25 de janeiro de 2019, às 12h28, a barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, rompeu.
Ao todo, o rompimento da barragem causou 272 mortes. Além disso, milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração foram despejados na bacia do Rio Paraopeba. Atualmente, na cidade, a data foi instituída pela Lei 23.590 de 2020 como Dia de Luto em Memória das Vítimas do Rompimento da Barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão.
Imagem: Reprodução/Netflix