Arábia Saudita anuncia criação de Copa do Mundo de E-sports
Na manhã desta segunda-feira (23), a Federação Saudita de E-sports anunciou a realização da primeira Copa do Mundo de E-sports. Localizada na cidade de Riade, capital da Arábia Saudita, a competição terá sua edição de inauguração em 2024, entre os meses de junho e setembro.
Com duração de oito semanas, a proposta do torneio é ser uma evolução do Gamers 8, torneio multimodalidades do país que ocorreu em 2023 com premiação milionária. Anunciado como o “maior evento de jogos e esportes eletrônicos do mundo”, a Copa deve seguir o mesmo padrão de jogos.
Quais jogos devem compor a Copa do Mundo de E-sports?
Em seu anúncio de estreia, não foram anunciados os games que vão integrar o calendário de disputas durante as semanas de competição. Contudo, tendo como base competições similares realizadas pela Federação Saudita, é possível especular ao menos dez opções.
Dentre elas, estão os lançamentos recentes, Counter-Strike 2 (CS2) e EA Sports FC. Jogos de grande apelo do público como, Dota 2, Fortnite, PUBG e sua versão mobile, Rainbow Six Siege (R6), Rocket League, StarCraft 2 e Street Fighter 6 também possuem grandes expectativas.
Investimento em E-sports pela Arábia Saudita é forte há mais de cinco anos
A nova empreitada pelo país não é novidade no cenário de E-sports. Desde a criação da Federação Saudita de E-sports em 2017, o governo já investiu um grande montante no cenário de esportes eletrônicos.
Com apoio de um fundo saudita, a Savvy Gaming Group comprou a ESL e a FACEIT, duas importantes empresas de esportes eletrônicos do mundo, por US$ 1,5 bilhão — equivalentes a cerca de R$ 8,2 bilhões no início de 2022.
Além disso, a empresa tem como plano investir fortemente para transformar o país em um centro global de E-sports. O príncipe do país, Mohammed bin Salman, comentou a iniciativa.
“A Copa do Mundo de E-sports é o próximo passo natural na jornada da Arábia Saudita para se tornar o centro global de gaming e e-sports, oferecendo uma experiência incomparável de e-sports que empurrará os limites da indústria“, disse ele.
Para mais notícias e dicas, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Agência Brasil