Séries canceladas! Saiba qual é a plataforma de streaming que mais faz cancelamentos
A cada dia que passa novas séries são lançadas constantemente nas plataformas de streaming, mas em contrapartida muitas delas acabam sendo canceladas ao longo do tempo.
O que faz uma série ser cancelada pode variar muito, mas você sabe qual a plataforma de streaming que mais fez cancelamentos? A resposta é surpreendente. Confira.
Netflix não é a plataforma com mais séries canceladas
As plataformas de streaming estão revolucionando a indústria cinematográfica com novas séries e filmes constantemente, mas muitas delas acabam não conseguindo arcar com os custos de manter muitas produções ativas ao mesmo tempo.
Apesar de ser uma das maiores plataformas de streaming e ter a fama de cancelar suas séries, um recente levantamento produzido pela Variety revelou que a Netflix não é a plataforma de streaming com maior índice de séries canceladas.
Segundo os dados da pesquisa, a plataforma de streaming com o maior índice de cancelamentos é o Max, antigo HBO Max, com uma taxa de 26,9% de cancelamento. Diversos são os fatores que podem colocar o streaming no topo da lista.
Uma das possibilidades apontadas foi a fusão recente entre a Warner Bros. e o Discovery, que gerou mudanças na estrutura da empresa e reorganização das produções. Exemplo recente foi o cancelamento abrupto da 5ª temporada de “Westworld”, que chocou os fãs.
Surpreendentemente, a Netflix está em quinto lugar no ranking de cancelamento, com uma taxa de 10,2%. O segundo lugar na lista é do Disney+ com 21,1%, seguido do Paramount+ com 16,9% e o Hulu, que não está disponível no Brasil, com 15,2%.
A plataforma com a menor taxa de cancelamento é o Apple TV+, com apenas 4,9%. Ela, inclusive, é considerada uma das plataformas com séries de mais alta qualidade.
Por que as séries são canceladas?
As séries de televisão podem ser canceladas por uma variedade de motivos, e essas decisões geralmente envolvem uma combinação de fatores financeiros, criativos e de audiência.
O motivo mais comum para o cancelamento de uma série é a audiência insuficiente. As redes de televisão e os serviços de streaming dependem de uma audiência consistente para atrair anunciantes ou assinantes.
Se uma série não está atraindo um número suficiente de espectadores para justificar os custos de produção, ela pode ser cancelada.
Algumas séries têm custos de produção muito altos, como “Mindhunter” da Netflix, devido a elencos de alto perfil, efeitos especiais elaborados ou locações caras. Se os custos excederem a capacidade de gerar lucro, a série pode ser cancelada.
Embora a audiência seja importante, a recepção crítica também desempenha um papel significativo. Se uma série receber críticas esmagadoramente negativas, isso pode prejudicar a imagem da rede ou do serviço de streaming, levando ao cancelamento.
Para mais novidades confira o Portal do Gamer.
Imagem: Karolina Grabowska / Pexels