Tinha necessidade? Veja animes que sofreram censura depois de chegar ao Brasil
O Japão é um país completamente diferente do Brasil em diversos aspectos, principalmente em sua cultura. Os animes, que são produzidos lá, muitas vezes carregam elementos que acabam sendo incompreendidos aqui por essa diferença étnica.
Ainda que sejam animados, nem sempre os animes são direcionados para o público infantil, mas mesmo assim muitos foram censurados aqui no Brasil. Confira agora animes que sofreram censura quando chegaram no país.
Quais animes que sofreram censura no Brasil?
Além das diferenças culturais entre o país de origem dos animes, o Japão, e o Brasil, muitas emissoras não entendiam que, apesar de serem desenhos animados, alguns dos programas não eram destinados ao público infantil.
A violência está muito presente em alguns títulos e diversos elementos precisaram ser retirados das narrativas antes da exibição dos programas aqui no Brasil.
Confira agora alguns animes que sofreram censura no país:
Yu Yu Hakusho
Depois do sucesso de “Os Cavaleiros do Zodíaco”, a TV Manchete decidiu incluir mais animes em sua programação, começando com o “Yu Yu Hakusho”. O programa já apontava ter violência antes mesmo de ser lançado.
Porém, o grande problema enfrentado foi a presença de uma suástica budista na testa de um dos personagens, símbolo que foi ressignificado pelos nazistas durante a Segunda Guerra, e por isso a emissora precisou censurar essa parte do anime.
Yu-Gi-Oh!
“Yu-Gi-Oh!” é um anime inofensivo e inclusive bastante popular. As famosas cartinhas do anime foram uma febre entre as crianças durante sua exibição, mas sua censura foi por um motivo bastante controverso.
Muitos pais religiosos dos jovens que assistiam alegaram que o anime exibido na Globo tinha ligação com satanismo e ocultismo, fazendo com que a produção recebesse muitos cortes durante a sua exibição.
Fullmetal Alchemist
Como dito anteriormente, nem todos os animes são necessariamente para crianças e jovens. “Pokémon” acabou fazendo muito sucesso na Rede TV e para manter a audiência eles decidiram incluir outro anime, o “Fullmetal Alchemist”.
Acontece que a produção é super violenta e conta com cenas pesadas, como quando Ed perde alguns de seus membros. A censura de cenas grotescas acabou tirando o contexto de muitos episódios do anime.
Naruto
Por fim, nem mesmo “Naruto” foi capaz de escapar e é um dos animes que sofreram censura no Brasil. O desenho gira em torno de um ninja, então é de se esperar que o programa tenha cenas de lutas e bastante violência nos combates.
Com isso o Ministério da Justiça censurou o programa que só poderia ser exibido depois das 20 horas. Diante disso, o SBT decidiu modificar algumas cenas para driblar a censura, surgindo momentos como quando Naruto se machuca com uma lancheira.
Com o advento das plataformas de streaming, a censura dos animes não é mais um grande problema e a maioria deles podem ser assistidos na íntegra onde você estiver.
Para mais novidades confira o Portal do Gamer.
Imagem: Reprodução / Netflix