Aplicativos acusados de roubar dados dos usuários possuem milhões de downloads
Está se tornando um problema cada vez mais comum na sociedade o roubo e vazamento de dados pessoais de usuários na internet para as mais diversas finalidades.
Até mesmo aplicativos presentes nas lojas oficiais estão sendo acusados de roubar dados dos usuários e eles já contam com mais de um milhão de downloads. Confira se você possui ele instalado em seu dispositivo.
Google Play: aplicativos na loja são acusados de roubar dados
A grande maioria dos usuários sabe da existência de riscos na internet, como vírus e aplicativos que podem danificar seus dispositivos, e por isso seguem a recomendação de apenas realizar downloads nas lojas oficiais.
Acontece que recentemente foi descoberto um aplicativo na loja do Android, a Google Play, que está sendo acusado de roubar dados dos usuários que baixaram.
Os aplicativos File Recovery & Data Recovery e File Manager juntos já acumulam mais de 1,5 milhões de downloads, um número preocupante de usuários com seus dados em risco.
De acordo com a Pradeo, uma empresa especializada em segurança digital, os dados são coletados pela desenvolvedora sem o consentimento dos usuários e vendidos para servidores chineses.
Dentre os dados coletados estão informações privadas como:
- Listas de contatos dos usuários do próprio dispositivo e de todas as contas conectadas, como e-mail e redes sociais;
- Arquivos armazenados no celular: imagens, áudios e vídeos;
- Localização do usuário em tempo real;
- Código do país;
- Nome do provedor de rede;
- Código de rede do cartão SIM (chip);
- Número da versão do sistema operacional;
- Marca e modelo do dispositivo.
O relatório da Google Play e os termos do aplicativo constam que os dados não são coletados, mas isso foi refutado pela empresa de segurança digital que divulgou o alerta.
Como se proteger?
Como de costume, vale continuar seguindo a dica de somente realizar downloads nas lojas oficiais de aplicativos do seu smartphone.
Além disso, é recomendado ter um antivírus instalado em seu celular e realizar constantes varreduras para a detecção de possíveis malwares.
Por fim, é possível consultar se você teve algum dado vazado online por diversos sites disponíveis na internet, incluindo pelo Serasa.
Para mais dicas confira o Portal do Gamer.
Imagem: Lisa Fotios / Pexels