Filme “amaldiçoado” chega aos cinemas após mais de 40 anos
“A Praga” é um filme de terror gravado em 1980 e produzido por Zé do Caixão, conhecido como o pai do terror nacional, mas que foi perdido ao longo do tempo e nunca chegou a ser público.
Agora, mais de 40 anos depois de sua gravação, o filme “amaldiçoado” será finalmente lançado nos cinemas nacionais após um longo processo de restauração. Confira o que foi realizado nesse período.
A Praga: filme “amaldiçoado” dos anos 1980 chega aos cinemas
“A Praga” é um filme produzido e dirigido por Zé do Caixão, um dos cineastas de terror mais brilhantes da cena nacional, que foi filmado em 1980.
A obra gira em torno de Marina e Juvenal, que estão realizando um passeio em um campo e decidem fotografar uma senhora. Acontece que ela era uma bruxa e Juvenal recebe uma maldição por ter tirado a foto.
Por problemas de orçamento e logística na época da produção, o filme nunca havia sido concluído e os rolos de filmagem acabaram se perdendo ao longo dos anos.
Porém, uma reviravolta acontece nessa história quando em 2007 o produtor e pesquisador Eugênio Puppo realiza uma descoberta ao preparar um projeto no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo e a Cinemateca.
Ao todo foram 20 rolos de filme em Super 8 que quando unidos seguindo as indicações era possível perceber que se tratava do filme “A Praga”.
Processo de restauração do filme “amaldiçoado”
A descoberta história deu então início a um complexo processo de restauração do longa, que não consistia em apenas juntar todos os rolos.
Além de regravar cenas incompletas e dublar o filme, era necessário passar por uma digitalização de alta qualidade, processo de pós-produção e finalização.
Após uma intensa busca por financiamento para o projeto, o cineasta decidiu fazer por conta própria a restauração, que envolveu até o laboratório ColorLab, em Rockville, nos Estados Unidos.
Com uma qualidade absurda, trilha sonora exclusiva e dublagem impecável, a jóia do terror nacional considerado um filme “amaldiçoado”, “A Praga”, chegou aos cinemas brasileiros no dia 6 de julho.
O processo é um marco na história do cinema brasileiro e de certa forma uma homenagem a José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que faleceu em 2020.
Para mais novidades confira o Portal do Gamer.
Imagem: Divulgação / A Praga