Samsung bate o martelo e pode derrubar a concorrência
A Samsung fechou um acordo com uma de suas concorrentes, a LG, para receber painéis OLED de 77 e 83 polegadas para a produção de televisores.
A informação foi divulgada pela Reuters e a parceria inédita pode trazer grandes lucros para a produtora tecnológica sul-coreana. Veja mais sobre a decisão da Samsung.
Samsung volta para o ramo de telas OLED
De acordo com a Reuters, a Samsung planeja realizar a compra de 2 milhões de telas OLED em 2024, número que vai aumentar nos anos subsequentes.
A parceria foi fechada com a LG e promete trazer lucro para a Samsung e a tornar mais competitiva no mercado com as concorrentes chinesas.
Atualmente a LG lidera o mercado de telas OLED com 50% da produção, e o segundo lugar é ocupado pela Sony, que detém 26% da produção. Com a parceria, a Samsung pode alcançar o segundo lugar e desbancar sua concorrente.
Os relatórios indicam ainda que o negócio seja lucrativo também para a LG, que vai gerar uma receita de mais de U$ 1 bilhão com a venda dos painéis.
Alguns estudiosos da área acreditam que a decisão seja uma confirmação da derrota da Samsung contra a LG no ramo de televisores. A Samsung ficou por fora das telas OLED por cerca de 7 anos, retornando em 2022 com o aparelho de QD-OLED chamado S95B.
O que é uma tela OLED?
Telas OLED (Organic Light Emitting Diode) são um tipo de tecnologia de tela utilizada em dispositivos eletrônicos, como smartphones, TVs e monitores.
Elas são diferentes das telas LCD (Liquid Crystal Display) tradicionais, pois não requerem uma fonte de luz traseira para produzir imagens.
As telas OLED são compostas por pequenos diodos orgânicos que emitem luz quando uma corrente elétrica é aplicada.
Cada pixel da tela é composto por esses diodos orgânicos individuais, que podem ser ligados ou desligados individualmente para produzir diferentes níveis de brilho e cores.
Isso significa que os pixels OLED podem emitir sua própria luz e, portanto, não é necessária uma iluminação de fundo separada, como ocorre nas telas LCD.
Devido à capacidade dos pixels OLED de emitir luz própria e desligar completamente, as telas podem produzir pretos profundos e tons de cinza mais ricos, resultando em um contraste superior e imagens mais nítidas.
Confira mais sobre tecnologia no Portal do Gamer.
Imagem: Reprodução / TudoCelular