WhatsApp passa vergonha e copia concorrência
O WhatsApp, aplicativo de mensagens online mais famoso do Brasil, anunciou recentemente que mais uma novidade está chegando em seu sistema chamada de “Canais”.
O recurso permite uma comunicação em massa principalmente por empresas, mas já está sendo alvo de comparações com o principal concorrente da plataforma. Conheça mais do novo recurso do WhatsApp.
WhatsApp lança novo recurso Canais
O WhatsApp anunciou no dia 8 de junho a chegada de um novo recurso em sua plataforma de mensagens, os “Canais”.
A nova funcionalidade permite que pessoas e empresas criem canais de comunicação, onde os seguidores, que podem ser ilimitados, recebem as mensagens de seu interesse.
A ideia é que os canais tenham um tema específico, por exemplo um canal sobre futebol, e os interessados sigam para receber mensagens sobre o assunto.
O recurso já existe no Telegram, que é o principal concorrente do WhatsApp, mas a versão do aplicativo de mensagens da Meta possui algumas diferenças de privacidade.
Os administradores dos canais e os seguidores deles não poderão ter acesso a foto de perfil e número dos usuários, diferente do Telegram, que mostra todos esses dados aos participantes.
Confira o vídeo de divulgação do recurso:
A empresa também já possui planos futuros para o recurso, incluindo uma aba de pesquisa que permite encontrar canais de seu interesse e realizar integrações com o WhatsApp Pay para gerar receita as empresas donas de canais.
Polêmica de segurança dos canais do WhatsApp
Apesar da privacidade de dados do usuário como número de telefone e foto de perfil, a empresa deixou de lado nos canais a criptografia de ponta a ponta.
O recurso que é essencial para a privacidade de mensagens foi retirado dos canais para permitir o alcance de um público maior, mas continua presente em mensagens privadas e grupos.
Vale ressaltar que os administradores dos canais poderão bloquear capturas de telas e encaminhamento de mensagens, as mensagens só ficam disponíveis por 30 dias e haverá a possibilidade de criar mensagens autodestrutivas.
O recurso está disponível na Colômbia e em Singapura e deve chegar ao Brasil nos próximos meses.
Confira o Portal do Gamer para mais novidades de tecnologia.
Imagem: Torsten Dettlaff / Pexels