Adolescente é detido por polêmica envolvendo servidor de Roblox
Um adolescente de 16 anos foi detido pelo Departamento de Segurança Interna de Singapura por jogar servidores do Roblox com tema inspirado no Estado Islâmico.
De acordo com informações, o adolescente utilizava os servidores do Roblox para criar zonas de guerra na Síria e Iraque e até mesmo jurar lealdade a um líder fictício do Estado Islâmico no jogo.
Este já é o segundo caso envolvendo um jovem preso em Singapura por participar de vários servidores com tema do Estado Islâmico no Roblox.
Roblox: é a segunda caso em que adolescentes radicalizam no jogo
Segundo o SCMP, as autoridades estão cientes das ações do jovem desde novembro de 2020, quando o adolescente tinha apenas 14 anos. O garoto atuava como “porta-voz” e “principal propagandista” nos servidores e dava vida às fantasias da vida real através do jogo atirando e matando inimigos do EI.
O jovem não pode ser identificado devido ao fato de ser menor de idade e não dá declarações por causa de uma ordem de restrição de janeiro.
Esse já é o segundo caso similar envolvendo Roblox e Estado Islâmico. Em novembro de 2022 um adolescente de 15 anos foi preso após radicalizar em um servidor com temática do ISIS. De acordo com o ISD, o garoto alimentava ideias de decapitar não muçulmanos, ser um homem-bomba e participar de ataques com facas em locais de Singapura. Segundo o ISD, “no momento da prisão, o adolescente estava profundamente convicto de suas opiniões radicais, porém ainda não havia tomado qualquer atitude para concretizar suas ideias de ataque”.
Para evitar que o adolescente de 16 anos tomassem caminhos similares, o Departamento de Segurança decidiu agir para efetuar a prisão do jovem e evitar desastres futuros. Suspeita-se que ambos os adolescentes tenham tido contato com Muhammad Irfaan Danylam Mohamad Nor que foi detido em dezembro do ano passado e planejava implementar um califado islâmico em Coney Island, Singapura.