Guerreiras: Nova série da Netflix é baseada em fatos reais? Saiba mais
Guerreiras é a nova série de de drama de guerra da Netflix ambientada em uma pequena cidade na França na época da Primeira Guerra Mundial.
Com essa temática e com uma história emocionante e envolvente, muitos telespectadores começaram a se perguntar se a produção tem algum fundo de verdade.
Guerreiras: existe algo inspirado em acontecimentos reais?
A verdade é que não, a série francesa da Netflix lançada em 19 de janeiro de 2023 não é baseada em fatos reais. Mas cada aspecto de Guerreiras foi pensado para parecer o mais real possível, desde os personagens aos acontecimentos.
Criada por Cecile Lorne e Camille Treiner, em Guerreiras acompanhamentos a trajetória de quatro mulheres que precisam lidar diariamente com os impactos da guerra. A ideia de uma produção com esse enfoque surgiu após Lorne assistir a um documentário sobre o apoio das mulheres durante a Primeira Guerra Mundial.
Apesar de ser um tema muito trabalhado em livros, programas e filmes que retratam as sangrentas batalhas, Cecile notou que quase nenhuma das produções contava as histórias das pessoas que não foram lutar, as que ficaram para trás. Além disso, Cecile queria abordar o fato de as mulheres terem tido um importante papel na sustentação dos países durante esse período, mas não de uma forma passiva, apenas esperando o fim da guerra.
Foi dessa forma que Guerreiras nasceu, com a ideia de trazer as mulheres envolvidas em fazer acontecer não apenas na família, mas na sociedade.
Apesar de os acontecimentos não serem reais, a produção da série teve a preocupação de ter os detalhes históricos precisos. De acordo com o diretor Alexandre Laurent, Guerreiras contou com um conselheiro militar e dois historiadores como consultores, ajudando a dar uma melhor ideia de onde as mulheres atuavam na época.
Dessa forma, a série consegue captar a essência do que aconteceu, mas utilizando os aspectos fictícios na narrativa quando necessário para o enredo. Portanto, Guerreiras é um lembrete de que, apesar de ser ficção, tem raízes em acontecimentos da realidade.