Demissões podem fazer Microsoft deixar diversos projetos de lado! Entenda
Algumas iniciativas de projetos da Microsoft podem ser deixados de lado após a onda de demissões em massa que assombrou a companhia. As demissões foram confirmadas na última quarta-feira (18), e cerca de 10 mil pessoas foram dispensadas.
Com um foto novo a seguir e diversos projetos para tocar, o corte de funcionários mostrou que equipes dedicadas a projetos como o HoloLens e o AltSpaceVR, por exemplo, que tratam sobre realidade virtual, podem ser deixados de lado.
Mas enquanto houveram cortes severos, deixando equipes enxutas, outras equipes simplesmente deixaram de existir. Essa decisão parece contrastar com as falas recentes do CEO Satya Nadella, que reforçou em entrevistas que eles iriam investir mais no metaverso.
Como as demissões da Microsoft afetaram os projetos
O principal projeto afetado foi o HoloLens, que teve diversas contradições nos últimos meses. Seu arquiteto principal, Alex Kipman, deixou a Microsoft há poucos meses, e o governo norte-americano não financiou o projeto para o exército, prejudicando a tecnologia. Essa decisão terá um impacto em menos US$400 milhões para a companhia.
Além disso, a onda de demissões também afetou a equipe dedicada ao projeto de MRTK (Kit de Ferramentas de Realidade Misturada), cuja versão estava programada para ser lançada ainda em fevereiro deste ano. Era uma plataforma essencial para que as desenvolvedoras pudessem criar projetos para o Holo Lens 2, Meta Quest, SteamVR e outros headsets.
Com toda a equipe demitida, é baixíssima a possibilidade que o projeto seja retomado no futuro. Além disso, a AltSpaceVR ainda terá seus trabalhos encerrados no dia 10 de março deste ano.
Ainda que a demissão represente só 5% de sua força de trabalho, o impacto da decisão da Microsoft terá um peso muito maior no futuro, em sua conferência de desenvolvedores BUILD.
Você já conhecia algum dos projetos da Microsoft, e estava ansioso pelo seu lançamento? Nos conte aqui nos comentários!