Aumento no preço dos jogos? Saiba mais

Se você acha que os jogos já tiveram um aumento de preço significativo, a notícia não é boa: não há previsão de os valores diminuírem.

Um dos motivos é o aumento nos preços de hardware e software que impactou diretamente no aumento dos preços dos games. Dentre os títulos que sofreram aumento podemos citar Final Fantasy, Call of Duty: Modern Warfare 2 e Star Wars.

Por que os preços dos jogos estão subindo?

Pessoa jogando no console com tv ao fundo em partida de futebol
Imagem: divulgação Pexels/EVG Kowalievska

A verdade é que os motivos envolvem uma questão de fatores diversos, como o histórico dos valores de jogos, a inflação e o panorama geral da indústria dos jogos.

Por exemplo, segundo uma análise da Omdia, se os jogos AAA sofressem alterações com a inflação do mercado norte-americano desde 1990, os jogos custariam mais de US$ 90, cerca de R$ 464, na cotação atual.

Essa projeção feita por Liam Deane é uma das explicações para o aumento nos preços atuais. Também vale considerar que o custo de fabricação dos jogos está mais alto.

De acordo com Elliott, o motivo para o mercado dos jogos não terem sofrido altas antes é a compensação:

“Eles há muito tempo compensam esses custos crescentes com DLCs e microtransações, reforçando as vendas de jogos premium com compras menores (boosters e cosméticos no jogo), bem como expansões de conteúdo mais robustas. Simplificando: a indústria se sustentou com novos métodos de monetização e estratégias de serviço ao vivo, juntamente com os clássicos lançamentos premium. Assinaturas de conteúdo, como Xbox Game Pass e PlayStation Plus, são outro fator na mistura” afirma.

Apesar de não conseguirmos fugir desses preços, há outros títulos no mercado que estão mais baratos e valem a experiência.

Vale a pena ficar atento em promoções e aqui no Portal do Gamer para se manter atualizado das novidades e ofertas de jogos incríveis!