Ministra do Esporte do Governo Lula faz críticas ao esporte eletrônico

Veremos agora as falas ditas pela Ministra do Esporte do governo Lula, em suas palavras ela diz duramente que não considera a categoria dos esportes eletrônicos oficialmente como uma prática esportiva.

“A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de eSports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte”.

Segundo dito, a ministra do esporte compara Ivete Sangalo com os atletas eletrônicos que treinam durante o ano todo, se preparam planejando estratégias, estudando os fundamentos de jogo utilizados e explorados pelos seus inimigos.

Sobre o posicionamento errôneo da Ministra do Esporte

Imagem de divulgação de Ana Moser
Imagem Reprodução

Não podemos colocar os esportes eletrônicos no mesmo nível de um show de música, muito menos dizer que é algo previsível e que não promove a competição entre seus jogadores e equipes espalhados pelo mundo todo.

Na verdade, hoje a indústria dos esportes eletrônicos é uma das que movimenta a maior quantidade de dinheiro no mundo todo. O cenário segue premiando os vencedores de suas competições com dezenas de milhões de dólares, isso por alcançar um alto desempenho com os treinos e se sobressair sobre os outros jogadores.

É incorreto afirmar de forma leviana que apenas por não conter a prática de atividade física vinculada aos esportes eletrônicos, ele não se torna um esporte competitivo que movimenta imensas multidões e valorizar apenas o “esporte raiz”, como a própria já diz.

“Esporte eletrônico é entretenimento”, diz a Ministra do Esporte Ana Moser

Imagem de divulgação de Ana Moser juntamente com o presidente Lula
Imagem Reprodução

A ministra proferiu essas palavras, além de acrescentar que “o esporte eletrônico é conservador e se mostrou de direita”. O que na verdade é uma afirmação completamente sem fundamento, visto que na maioria dos jogos temos a representatividade de diversos grupos e minorias.

Além disso, a Ministra do Esporte Ana Moser ainda declarou que não pretende dar espaço para a modalidade dos esportes eletrônicos. Portanto os jogadores e equipes não deverão tão cedo ter bolsas para cyber-atletas, muito menos o investimento do ministério do esporte para realizar eventos.

Infelizmente é algo triste de se ver quando tivemos por exemplo no ano passado a realização do primeiro major de CS:GO no Brasil, dos campeonatos de Valorant, League of Legends e entre tantos outros.

Acompanhe abaixo a entrevista de Ana Moser na página da Uol na íntegra.