1899: Série é acusada de plágio! Entenda o caso
O lançamento da Netflix que foi ao ar na última quinta-feira (17) está rendendo muitas discussões na internet. Aparentemente, 1899 pode ser fruto de um plágio de uma HQ brasileira de 2016 intitulada Black Silence.
Através de uma thread em seu perfil no Twitter, a quadrinista Mary Cagnin admitiu estar muito abalada com a descoberta e discorreu sobre as diversas similaridades da série com a sua criação. Confira:
A ilustradora complementou o fio chamando a atenção dos brasileiros dizendo que não devemos aceitar menosprezo e indiferença, pois já são inúmeros casos de estrangeiros copiando o nosso trabalho em diversos filmes, séries e músicas. A autora exemplificou a situação citando o caso do longa As Aventuras de Pi que surgiu devido a um livro brasileiro chamado Max e Os Felinos de Moacir Sclyar.
Cagnin encerra agradecendo a todos que leram a thread e a todos os leitores que a apoiam, além das inúmeras pessoas entrando em contato pontuando as similaridades. A autora afirmou que irá se informar dos procedimentos que deve tomar: “se é que é algo que possa ser feito”, finaliza.
Até o momento, não há nenhum pronunciamento oficial dos criadores e da plataforma de streaming.
1899: sobre o que é a série
Dos mesmos criadores de Dark, Jantje Friese e Bran bo Odar, 1899 segue a linha enigmática, recheada de símbolos e detalhes que se encaixam no final.
A série retrata uma viagem de imigrantes da Europa para Nova York no século XIX a bordo do navio Kerberos. A jornada rumo a um futuro repleto de novas oportunidades se torna um pesadelo após encontrarem Prometheus, um navio à deriva em meio à neblina, que está desaparecido há quatro meses:
“O que eles encontram a bordo transformará sua passagem para a terra prometida em um enigma de pesadelo, conectando o passado de cada passageiro através de uma teia de segredos”, diz a sinopse da série da Netflix.