Análise do Gran Turismo 7 (PS5)
Há trabalhos de amor e depois há Gran Turismo 7 . Do famoso desenvolvedor Polyphony Digital e criador da série Kazunori Yamauchi, está claro que cada membro do estúdio tem uma paixão por carros. Na verdade, podemos até estar vendendo a descoberto. Gran Turismo 7 é um jogo nascido do amor.
É tanto sobre os motores sob o capô quanto sobre os motoristas ao volante e as mentes que criaram os motores. Se você ainda não apreciava os carros antes do Gran Turismo 7, é quase certo que o fará depois.
O jogo vai além para colocar fabricantes grandes e pequenos em um pedestal. Você não apenas pode comprar e competir com réplicas digitais dos veículos que eles produzem na vida real, mas também aprender sobre suas origens e o que os levou até onde estão hoje.
É um mergulho profundo na história do carro, detalhando os primórdios do automóvel com linhas do tempo no jogo específicas para cada empresa. Toda a experiência parece uma celebração da cultura e do empreendedorismo que quase usa as corridas de carros simplesmente como fachada. Lembre-se, essa frente por acaso é espetacular.
O simulador de direção real retorna com seu maior trunfo no lançamento: uma campanha para um jogador. Implementado meses após o fato em Gran Turismo Sport , a sétima entrada da linha principal parece ter o melhor dos dois mundos.
Os fãs de longa data podem começar sua busca pela grandeza veicular com a Sunday Cup, enquanto os pilotos online podem continuar de onde pararam com o modo multijogador Sport. Sem ifs ou buts: a Polyphony Digital foi entregue em ambos os lados da pista.
É a campanha para um jogador, no entanto, que terá os torcedores mais hardcore ansiosos por uma cópia do PlayStation 5. Mais uma vez, você pode subir de competir contra o Toyota Yaris e Honda Civic para levantar a bandeira quadriculada em um Bugatti Veyron. O CaRPG, como é apelidado, replica com sucesso a história de rags to riches que a série contou seis vezes antes.
A novidade nesta edição é o GT Café, que funciona como uma espécie de base para a progressão. Em vez de abotoar listas de torneios em que você pode entrar, o Gran Turismo 7 gira em torno de menus. Não no sentido literal, mas sim uma pequena coleção de objetivos para completar em troca de novos conjuntos de rodas.
É assim que você obterá a grande maioria de sua coleção de carros no início do jogo, obtendo acesso a uma variedade de veículos que você pode levar para dar uma volta em outros eventos. Ele cria uma sensação natural de progressão que permite que você se familiarize com a mecânica de direção e manuseio do jogo antes de passar para carros mais rápidos e outros tipos de pistas.
No entanto, para seu crédito, o recurso é mais um lembrete de como o título é mais do que correr para a linha de chegada. Cada Menu tem um determinado tema e, depois de realizar todas as tarefas listadas, o proprietário do GT Café, Luca, fornecerá a história dos carros que você acabou de adicionar à sua garagem e o que os torna relevantes. Infelizmente, nada disso é dublado, mas reforça ainda mais como a Polyphony Digital desenvolveu um jogo que é mais do que apenas lutar pelo primeiro lugar.
Se é nisso que você deseja se concentrar, o Gran Turismo 7 ainda o servirá muito, muito bem. A campanha pode ser ajustada às suas necessidades, com níveis de dificuldade ajustáveis para obter a quantidade certa de simulação para o seu nível de habilidade.
Linhas de corrida e opções de frenagem automática podem ser habilitadas para novatos, enquanto veteranos podem desligar todas as assistências para reproduzir a coisa real. Não importa onde você esteja dirigindo tanto no jogo quanto na vida real, o jogo tem uma configuração para você. Afinal, todos deveriam poder experimentar o Saca-rolhas do Autódromo Laguna Seca.
Os títulos do Gran Turismo sempre atingiram esse ponto ideal com seus controles e manuseio, e o mesmo pode ser dito aqui. Trabalhando dentro dos parâmetros que você definir, suas habilidades ao volante serão testadas contra a IA um tanto desafiadora e o clima. Ele segue o testado e comprovado, então: um jogo incrivelmente satisfatório no banco do motorista.
É o controlador PS5 DualSense que leva a experiência acima e além. O uso de feedback tátil da Polyphony Digital é absolutamente excelente, rivalizando com o Astro’s Playroom como o melhor uso do recurso até agora. Realmente parece que o volante está bem ali em suas mãos, pois os solavancos na estrada e as poças são reproduzidos nas entranhas do controlador.
As vibrações se movem rapidamente da frente para a parte de trás do pad, fazendo parecer que você está realmente na pista. Movendo-se em velocidades tão altas, o jogo não tem medo de fazer esses estrondos parecerem um pouco ásperos se você os pegar em um ângulo ruim. É uma sensação incrível em suas mãos que prova o que o feedback tátil pode fazer para elevar os jogos na geração PS5.
Os gatilhos adaptativos, por sua vez, são muito menos pronunciados. Eles são projetados para imitar a frenagem, aplicando resistência quando o carro para.
No entanto, essa resistência desaparece se os freios travarem. Isso é preciso para a vida real, mas é um recurso que apenas os entusiastas provavelmente apreciarão. Do ponto de vista de um recém-chegado de corrida, dificilmente parecerá que há algum suporte de gatilho adaptativo.
No entanto, não há dúvida do suporte do SSD do PS5. Tempos de carregamento extremamente rápidos tornam as novas tentativas de testes de licença uma tarefa árdua, fazendo com que você entre e saia das tentativas mais rapidamente do que a contagem regressiva de três segundos para iniciar o desafio em si.
O mesmo pode ser dito de corridas de partida e menus de navegação: telas de carregamento são coisa do passado no Gran Turismo 7.
Curiosamente, então, o menu principal a partir do qual você acessa todos os recursos que abrangem a campanha para um jogador é surpreendentemente lento. Clicar em qualquer um dos ícones traz o jogo para um rastreamento, quase como se estivesse preso em algo.
Achamos que isso poderia ter algo a ver com a conexão online necessária, mas ao testar as coisas offline, o menu principal ainda parece congelar por um segundo depois de sair e retornar a ele. Talvez um patch pós-lançamento acabe com os problemas.
O menu principal também será muito utilizado, pois abriga tantas opções. Você pode classificar sua coleção de carros na Oficina e personalizá-los no GT Auto antes de trabalhar nas peças embaixo do capô na Tuning Shop.
Seu portfólio de veículos pode ser expandido no leilão de Carros Usados, a guia Carros Lendários convida você a pegar alguns clássicos e o Brand Central é onde vivem os pilotos mais rápidos do planeta. Embora possa ser um pouco desajeitado às vezes, o menu principal fornece uma série de opções claras e concisas que simplificam a progressão e a navegação.
Talvez sua única desvantagem seja como ele começa a introduzir alguns elementos aleatórios na experiência. Ao completar os Menus no GT Café e vencer corridas específicas, você terá a chance de girar uma espécie de roleta repleta de prêmios. Você sempre será recompensado com alguma coisa, mas isso nos fez sentir um pouco desconfortáveis às vezes.
Outra variação apresenta três carros que você pode ganhar, e você deve selecionar uma carta aleatória com os veículos atrás. Claro, quase sempre parecia que estávamos recebendo a menor quantidade de créditos ou o carro com pior desempenho.
Com o ícone ‘Recarga na PlayStation Store’ para sempre estampado abaixo do seu saldo de crédito, fica claro que você poderá pagar o seu caminho para os melhores carros do jogo imediatamente.
Segunda opinião
Tenho a sorte de ter uma configuração Logitech G29 e Playseat Evolution em casa e Gran Turismo Sport tem sido meu jogo de direção constante há quase cinco anos e foi um dos primeiros jogos instalados no meu PS5. GT Sport foi meu primeiro Gran Turismo desde os títulos originais do PlayStation e foi essa configuração de volante/assento que mudou completamente o jogo para mim, finalmente tornando a abordagem do simulador de GT realmente divertida de jogar. Então, como muitos, estou ansioso pelo Gran Turismo 7 há anos e finalmente está aqui.
Vindo do GT Sport, o Gran Turismo 7 é semelhante a quando você obtém uma grande atualização de versão do sistema operacional do seu telefone ou laptop: tudo ainda está lá antes, mas foi completamente reorganizado e alguns elementos foram redesenhados. No começo, fiquei um pouco desapontado, a jogabilidade na corrida parecia idêntica, os visuais pareciam muito semelhantes e os menus um pouco desorientadores. Mas, assim como conhecer uma nova versão do sistema operacional, com um pouco de tempo você começa a notar e apreciar todas as pequenas melhorias, você se acostuma com onde as coisas mudaram e rapidamente começa a se sentir confortável novamente em seu novo normal.
A estrutura da campanha do Café significa que o progresso geral para carros melhores parece mais lento e, dado o preço substancial para comprar o jogo, você também precisará investir uma quantidade substancial de tempo para ganhar créditos suficientes para adquirir os carros realmente divertidos de dirigir, a menos carros com pouca potência, manuseio terrível com freios horríveis é o seu tipo de coisa. É ótimo ver que todas as rodas/pedais compatíveis com PS4 parecem presentes e corretas com esta última entrada e servem como um exemplo perfeito de como o GT7 é claramente uma evolução natural do GT Sport, refinado, polido e aprimorado em vez de sobrecarregado – e algo que eu Estou ansioso para passar incontáveis horas com ele nos próximos anos.
De volta à pista e os efeitos climáticos são outros detalhes importantes que podem afetar seu local de chegada. Desde poças que levantam água à medida que você passa por elas até a névoa gerada pelos carros à sua frente, é incrivelmente impressionante como a dinâmica de uma corrida pode mudar drasticamente à medida que começa a chover.
Se você for pego com os pneus errados, a chuva pode significar o fim do seu desempenho na pista enquanto você derrapa na luta pela aderência.
O jogo também muda sutilmente do dia para a noite, o que significa que duas voltas podem ser totalmente diferentes uma da outra, pois os faróis são ligados e sua visão diminui. Em sincronia com quaisquer rajadas de mau tempo e a experiência de condução muda genuinamente, desafiando-o a manter as quatro rodas na pista.
Seus testes mais difíceis, porém, serão disputados online. Gran Turismo é literalmente um esporte olímpico agora, então a Polyphony Digital sempre iria se destacar no multiplayer para sua sétima entrada na linha principal.
No entanto, o desenvolvedor apresentou uma abordagem inteligente que deve agradar a todos os tipos de jogadores. Os lobbies multijogador são projetados para o usuário mais casual: aqui você pode navegar pelas corridas em busca de participantes e escolher a que deseja participar.
Existe então um modo Sport totalmente separado, onde os devotos podem correr a sério, seguindo as diretrizes para manter a corrida justa para todos. Embora você não precise mais concordar com um conjunto de regras apenas para começar a correr, os conceitos por trás do Gran Turismo Sport permanecem, trate os outros pilotos com respeito.
Se você quebrar esse código de conduta na pista, será penalizado. Sua classificação de motorista e classificação de esportividade são herdadas do título do PS4, então não há como fugir desses erros descuidados cometidos alguns anos atrás.
Como tal, parece que o Gran Turismo 7 atinge o equilíbrio perfeito entre suas ofertas single player e multiplayer e, em seguida, acomoda motoristas casuais e hardcore. Há algo para todos aqui, não importa quanta experiência você tenha ao volante.
Dois modos visuais ditam a aparência do jogo e, para ser perfeitamente honesto, é quase impossível dizer as diferenças entre eles. Um prioriza a taxa de quadros enquanto o outro ativa o ray tracing durante replays, Scapes e similares.
Como resultado, você obtém uma taxa de quadros super suave, não importa qual você escolha, 60 quadros por segundo são usados como base, e a opção de otimizar o desempenho suaviza ainda mais o título. O traçado de raios parece introduzir um pouco de pop-in de textura, mas a qualidade real da imagem permanece a mesma.
Isso quer dizer que o jogo parece fantástico – na maior parte – não importa o modo que você selecionar. Os modelos de carros são brilhantes e realistas, as pistas deixam marcas de derrapagem e resíduos de batidas, e os menus são limpos e sofisticados.
Parte dessa qualidade é perdida se você olhar além da pista e seus arredores imediatos para os arredores do local. Você verá algumas texturas em blocos e um trabalho de design ruim, mas isso é uma parte do problema dos jogos de corrida pelo que parece uma década agora.
É exatamente esse tipo de história que o Gran Turismo 7 quer celebrar, no entanto. Com um nível de colecionador vinculado ao seu perfil, o jogo é tanto sobre carros de corrida quanto para acumulá-los.
Ao visitar os showrooms da Ferrari, Lamborghini, Porsche e todos os outros fabricantes que produzem os melhores veículos do mundo, você ganha uma apreciação além do que acontece na pista. Este é um jogo em homenagem aos designers, aos trabalhadores das fábricas.
Gran Turismo 7 é sobre cultura automobilística, história e respeito a como chegamos a este ponto hoje. Polyphony Digital se destaca e muito mais.
Conclusão
Gran Turismo 7 é um jogo para todos: os entusiastas das corridas, os novatos e qualquer um no meio. Ele celebra a cultura e a história do carro dentro dos limites de uma experiência de direção, explicando como os automóveis pelos quais você passa pela bandeira quadriculada se encaixam no mundo mais amplo. Nunca houve um jogo como este antes: Gran Turismo 7 significa mais do que apenas corridas. É algo que importa; algo que merece apreço e respeito tanto quanto o distribui por si mesmo.