Gosta de poker? 7 games que simulam o esporte da mente
O poker é um dos jogos de cartas mais praticados do mundo e também é considerado um esporte da mente, sendo uma modalidade que ganha cada vez mais popularidade e é cogitado até mesmo para as Olimpíadas.
Se você gosta do jogo, mas não tem uma daquelas maletas com fichas e baralhos, ou simplesmente não tem ninguém pra jogar em casa, saiba que o mundo dos vídeo games reserva alguns bons games focados na modalidade.
Separamos abaixo 7 simuladores de poker que você precisa conhecer, com opções para diversas gerações de consoles, incluindo também alguns jogos que não são apenas sobre poker, mas que incluem as cartas como mini-games em sua jogabilidade.
Poker Club
O jogo de poker que chegou mais recentemente ao mercado de games foi Poker Club, lançado pela Ripstone em 2020, para todas as plataformas. Trata-se de um dos mais completos simuladores de poker da atualidade, com gráficos impressionantes e cenários absolutamente imersivos.
Além disso, o fato de poder jogar online com outros competidores reais faz de Poker Club uma grande ferramenta para evoluir seu nível de poker e deixar de cometer erros comuns da modalidade até mesmo para profissionais – afinal, a prática leva à perfeição, como em qualquer outro esporte.
Prominence Poker
Um pouco antes do lançamento de Poker Club, a modalidade foi dominada no mercado de jogos pelo Prominence Poker. Aqui, os jogadores precisam dominar o submundo da jogatina de Prominence (uma espécie de Las Vegas do mundo dos games) por meio de partidas e torneios de poker.
Lançado em 2016 pela Pipeworks, o game segue sendo relevante em todas as plataformas por um motivo simples: é gratuito. Apesar de não ser conhecido pela qualidade gráfica, é uma boa pedida para quem quer jogar uma partida, seja contra a máquina ou no modo multiplayer.
Pure Hold’em
O principal concorrente do Prominence Poker na última geração de consoles foi Pure Hold’em, outro game da Ripstone que pode ser considerado um antecessor de Poker Club, já que é menos voltado para o arcade e pode ser considerado um simulador.
Pensando nos diferentes níveis de jogadores, o game é dividido em 6 mesas diferentes, cada uma mais exigente que a anterior, e o objetivo é ir escalando essas mesas – o que também aumenta o valor das apostas disponíveis.
Far Cry 3
Far Cry é uma das franquias mais consagradas da Ubisoft, e o terceiro game da série é apontado por muitos como o melhor de todos, mesmo 10 anos após o lançamento. Os motivos vão desde um visual espetacular até um vilão marcante no mundo dos jogos, mas existe outro fator que diferencia Far Cry 3 dos demais: o poker.
É possível disputar alguns jogos de Texas Hold’em pela ilha para acumular dinheiro e trocar por armas e itens. Além disso, a jogatina faz parte de algumas missões principais – ou seja, para zerar o game, é preciso um mínimo de conhecimento no esporte da mente.
Red Dead Redemption
Outro game que fez sucesso ao incluir o poker em sua jogabilidade foi Red Dead Redemption. O jogo de faroeste mais popular do planeta conta com alguns salões em que o jogador se senta em uma mesa para jogar partidas de Texas Hold’em – embora outras modalidades de poker fossem mais jogadas na época do Velho Oeste, os produtores da Rockstar preferiram apostar no jogo mais popular, que é o Texas.
O sucesso foi tanto que a Rockstar manteve a jogatina de poker no segundo game da franquia, lançado em 2018. Uma partidinha entre uma missão e outra não faz mal, não é mesmo?
Poker Night at the Inventory
Voltando um pouco no tempo, a Telltale, consagrada por tantos jogos de sucesso, resolveu se aventurar no mundo do poker ao lançar em 2010 o Poker Night at the Inventory. Porém, este não se trata de um jogo comum do esporte da mente.
Isso porque ele conta com alguns personagens marcantes do universo dos games da editora, como Max (Sam & Max), Strong Bad (Homestar Runner), Tycho (Penny Arcade) e Heavy (Team Fortress 2) – além de algumas outras participações especiais.
World Series of Poker
Se você é um jogador do esporte da mente, certamente já sonhou em disputar uma edição do World Series of Poker (WSOP) em Las Vegas, certo? Afinal, estamos falando de um dos torneios mais badalados do planeta. Seu peso é tão grande que a Activision licenciou a marca e lançou o game em 2005 para todos os consoles da época.
A grande vantagem do jogo é o fato de ele contar não apenas com o Texas Hold’em, mas também com outras vertentes muito populares do poker que estão presentes no WSOP até hoje, como Omaha, Omaha Hi-Low Split, Seven Card Stud, Seven Card Stud Hi-Low Split e Razz.
Fotos: Reprodução