9 desenhos mais populares no Brasil do que no exterior
Os desenhos animados são um sucesso entre as crianças e adolescentes e marcam a infância de cada geração. No Brasil, eles se tornam ainda mais populares pela sua exibição em canais de TV aberta, disponíveis para todo o público de forma gratuita.
Porém, alguns dos grandes sucessos animados no país não chamam muita atenção do público mundial. Confira agora 9 desenhos animados que são mais populares no Brasil do que no exterior.
Desenhos animados: sucesso no Brasil e fracasso no mundo
A lista conta com desenhos que foram exibidos em sua maioria na rede de televisão aberta garantindo uma boa recepção do público brasileiro, algo que não aconteceu até em seus países de origem. Confira:
Pica-Pau
O pássaro travesso que conquistou os brasileiros e hoje gera diversos memes na internet não foi tão bem recebido pelo público internacional. O desenho do “Pica-Pau” conta com diversas versões e até um filme live-action que estreou em 2017.
Entretanto, ambos não tiveram uma resposta positiva dos telespectadores internacionais. Uma das maiores audiências do desenho animado foi no Brasil na década de 1980, e hoje ele possui um canal no YouTube com mais de 7 milhões de inscritos.
Caverna do Dragão
Baseado no jogo de RPG “Dungeons & Dragons”, o desenho animado “Caverna do Dragão” é um dos mais antigos e também populares programas infantis no Brasil. A história se passa em um mundo de fantasia, onde jovens encontram diversas criaturas ao tentar voltar para casa.
No ano de 2023, a Paramount Pictures lançará o filme “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes” baseado no RPG e com participação de alguns personagens do desenho.
Luluzinha
O desenho baseado em histórias em quadrinhos foi muito bem recebido pelos brasileiros. “Luluzinha” chegou também a ter um crescimento de venda em seus gibis durante a exibição do programa, porém não conseguiu desbancar sua concorrência, a famosa “Turma da Mônica”.
Três Espiãs Demais
Conquistando público de todos os gêneros e idades, “Três Espiãs Demais” conta com 6 temporadas e foi exibida em mais de 100 países. O destaque da série foi no Brasil principalmente por ser exibida na extinta TV Globinho, programa com desenhos infantis da TV Globo.
X-Men Evolution
No Brasil, a adaptação dos quadrinhos da DC Comics ganhou popularidade e marcou uma geração com a dublagem e trilha sonora únicas. O impacto foi tão grande que esses detalhes foram mantidos até nos filmes da saga anos mais tarde.
No cenário internacional, “X-Men Evolution” não ganhou fama por conta da censura nas partes de luta mais violentas, tendo em vista que o foco era o público infanto-juvenil.
Max Steel
Criada para estimular a venda dos bonecos, a série animada de “Max Steel” no Brasil foi um sucesso e atingiu seu objetivo. Porém, no exterior o mesmo não aconteceu por causa da grande concorrência e comercialização de outros bonecos masculinos, algo que não acontecia muito por aqui.
Cavaleiros do Zodíaco
Um dos primeiros animes a fazer sucesso antes da globalização do gênero, “Cavaleiros do Zodíaco” foi um fenômeno de audiência no Brasil e gerou vendas expressivas de produtos relacionados ao programa.
No Japão, por exemplo, o anime não chama tanta atenção como outros da época, sendo ofuscado por “Dragon Ball Z” e “Pokémon”.
Marsupilami
O personagem belga da década de 1950 não fez sucesso em seu país de origem. Porém no Brasil ele encontrou um público caloroso e ganhou adaptações até para jogos de videogames.
Cavalo de Fogo
O desenho animado foi um fracasso tão grande que ele não possui mais do que 13 episódios. Mas a recepção no Brasil foi muito boa e a série foi exibida pelo canal de TV SBT por mais de 20 anos.
Imagem: Divulgação / Marathon Production