75 anos de Emmy: Saiba qual é a série mais premiada da história
Nesta segunda-feira (15), ocorreu a 75ª edição do Emmy Awards, referente ao ano de 2023. Principal premiação voltada para séries, minisséries e filmes para a TV, a Academia de Artes e Ciências Televisivas dos Estados Unidos premia desde o ano de 1949 dezenas de produções e profissionais do setor.
Adaptação de livro de sucesso é a série mais vencedora do Emmy Awards
Lançada em 2011, a adaptação audiovisual da obra de George R. R. Martin, Game of Thrones é a produção seriada mais premiada da história do Emmy Awards nas categorias de Comédia ou Drama, as principais do evento.
Ao longo de oito temporadas, o drama soma 159 indicações com 59 prêmios vencidos. Quatro vezes destacado como Melhor Série Dramática, a série tem os anos de 2015, 2016 e 2019 como as noites mais vencedoras: 12 prêmios.
Segundo maior indicado, a série da HBO fica atrás do programa “Saturday Night Live” no quesito. Atração humorística de maior destaque nos Estados Unidos, o programa soma 324 indicações — mais que o dobro de Game of Thrones.
Confira Ator, Atrizes e Produtora mais premiados
Dentre as premiações individuais, as atrizes Cloris Leachman e Julia Louis-Dreyfus saem como as mais premiadas com oito Emmys cada. Leachman, falecida em 2021, atuou por mais de sete décadas e recebeu 22 indicações.
Louis-Dreyfus, indicada como atriz por 19 vezes, é reconhecida pela personagem Elaine Benes na sitcom Seinfeld. Além da atuação, ela já foi destacada como produtora, elevando a soma para 26 indicações e 11 prêmios.
Por outro lado, o ator Edward Asner soma sete prêmios Emmys. Sucesso nas décadas de 70 e 80, ele protagonizou a série Lou Grant como o personagem título. Por fim, a pessoa mais vencedora da história é a produtora Sheila Nevins. Responsável por documentários de sucesso, ela soma 31 prêmios.
Imagem: Divulgação/Television Academy