1899: O que disseram os criadores da série sobre a acusação de plágio?

Apenas alguns dias após o lançamento de 1899, a série da Netflix foi acusada de plágio. A quadrinista brasileira Mary Cagnin apontou as semelhanças da produção com a HQ de sua autoria, Black Silence, lançada em 2016.

O extenso fio no perfil da ilustradora no Twitter levou a série aos assuntos mais comentados da rede e chegou ao conhecimento dos criadores de 1899, os alemães Jantje Frise e Baran bo Odar, que negaram a acusação.

Nesta segunda-feira (21), Odar repostou uma mensagem de fã no Instagram e escreveu: “Infelizmente, não conhecemos esta artista, seu trabalho ou seus quadrinhos. Nós nunca roubaríamos de outro artista, já que nos sentimos também como artistas. Tentamos falar com ela na esperança de que retire as acusações. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, mais amor em vez de ódio”.

Frise também se pronunciou em seu perfil pessoal no Instagram, mas apagou a publicação pouco tempo depois: “Oi internet! Não posto nada há anos porque, francamente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provaram isso. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que plagiamos o seu quadrinho. Para deixar claro: nós não fizemos isso! Até ontem nem sabíamos da existência dessa graphic novel. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não baseada em nenhum material anterior”.

A co-criadora continuou o texto sugerindo que talvez seja tudo um esquema de Cagnin para vender mais edições de Black Silence e finalizou “bela jogada”. A postura foi criticada por muitos internautas que pontuaram que a HQ está disponibilizada gratuitamente para leitura online em português e inglês ou em forma física por apenas R$ 30.

Por meio de uma postagem recente no Twitter, a quadrinista agradeceu o apoio de todos e atualizou que o caso está sendo tratado legalmente.

Comparação entre cenas similares do quadrinho Black Silence e da série 1899 com close no rosto da mulher dentro da nave
Twitter: Mary Cagnin

Conheça 1899, série acusada de plágio por quadrinista brasileira

Ambientada em um navio no século XIX, a série acompanha uma viagem de imigrantes da Europa para Nova York. A bordo do Kerberos, os viajantes veem o sonho de uma nova vida se transformar em pesadelo após encontrarem Prometheus, um misterioso navio há deriva desaparecido há meses.

Seguindo a mesma pegada de Dark, série dos mesmo criadores, 1899 é recheada de enigmas e mistérios de deixar os espectadores inquietos por dias. A nova produção da Netflix é ideal para quem gosta de resolver quebra-cabeças!